Por que os carros novos não tem mas a alça de teto (puta merda, PQP)?

As montadoras estão gradativamente eliminando as alças no teto dos carros novos, especialmente dos compactos, conhecidas como “PQP” e outras variações dessa expressão. A Volkswagen, por exemplo, já eliminou praticamente todas as suas linhas. Mas por que isso está acontecendo?

De acordo com as montadoras, os próprios consumidores deixaram de utilizar as alças desde que o uso do cinto de segurança se tornou obrigatório. Essas alças têm duas funções principais: auxiliar os ocupantes na entrada e saída do veículo e oferecer um ponto de apoio quando o carro está em movimento. No entanto, em SUVs e caminhonetes as alças continuam sendo úteis para ajudar no acesso ao veículo.

Por que os carros novos não tem mas a alça de teto (puta merda, PQP)?
Por que os carros novos não tem mas a alça de teto (puta merda, PQP)?

Marcas de luxo como a Mercedes-Benz lançaram recentemente veículos sem essas alças, como o sedã elétrico EQE. Conforme informações do AutoPapo, uma das razões apresentadas pelos alemães é que os carros não estão ficando mais altos por dentro, ou seja, o teto fica próximo aos ocupantes. Removendo as alças do teto, eles podem ser mais baixos e melhorar a aerodinâmica do veículo.

Além disso, o PQP é feito em plástico rígido e obriga que os fabricantes deixem uma distância entre ele e os ocupantes para evitar lesões em caso de impacto. Marcas como a Volkswagen e a Toyota já utilizam material flexível em suas alças, mas ainda assim optaram por eliminá-las.

Embora essa mudança possa parecer estranha para alguns motoristas, é importante lembrar que a segurança dos ocupantes é uma prioridade das montadoras. O uso do cinto de segurança é a forma mais eficaz de prevenir lesões em caso de acidentes automotivos. Ademais, as alças do teto são um item secundário e sua eliminação permite reduzir custos e tornar os carros mais aerodinâmicos.

Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!

4.2/5 - (12 votos)

Gustavo Herdt
Redator online do Portal Agora Motor, é apaixonado pelo mundo automobilístico, sempre antenado a todas as novidades do universo sob rodas e pronto para produzir um conteúdo verídico e de qualidade para compartilhar com os leitores.
Posts relacionados
Notícias SUVs até 100 mil que surpreendem: os melhores modelos pelo preço certo

O mercado de SUVs até 100 mil vem crescendo rapidamente, atraindo motoristas que buscam conforto,…

Gabriel Schmoller
Notícias BYD Tan EV está com mais de R$100 mil de desconto

A montadora chinesa BYD surpreendeu o mercado automotivo ao lançar uma promoção agressiva para o…

Gabriel Schmoller
Notícias Descontos surpreendentes: Peugeot 208 e 2008 para PCD podem chegar a R$ 30,7 mil

O mês de outubro de 2025 traz ótimas oportunidades para o público PCD interessado nos…

Gabriel Schmoller
Notícias Essa SW4 está cheia de cromados por um motivo: entenda o por que

A Toyota decidiu dar um banho de brilho em seu SUV mais famoso. A nova…

Gabriel Schmoller
Notícias Toyota Yaris Cross brasileiro surpreende: potência inédita deixa versões estrangeiras para trás

O aguardado Toyota Yaris Cross nacional está prestes a chegar ao mercado brasileiro com uma…

Gabriel Schmoller
3 comentários
  • Responder

    Muito boa a matéria vocês estão de parabéns… continuem assim! Um abraço.

  • Responder

    Compramos um zero AT da Citroën para VIAJAR com mãe idosa ela sentiu falta para entrar sair e ficar dentro do carro e é triste ver tecnologia avançada e não pensam em idosos fiquei chocada pois nossa mãe quem percebeu a falta do PQP não sei o que faremos vender carro tiramos dia 3 fevereiro 2024 e não vamos conseguir viajar com nossa mãe pois Ela não se sente segura dentro assustada com a viagem para HOLAMBRA are hoje liguei para Citroën comentando fomos até tapeceiro de autos não tem furos de fabricação…sem problemas vir sem PQP mas sem furações? E muito ruim

  • Responder

    Essas alças não são boas só pra idoso entrar e sair do carro, são ótimas pra descansar o braço também. Tem hora que é um alívio levantar o braço e ficar segurando na alça. Eu ainda uso pra pendurar camisas no cabide; sem elas, não tem onde colocar os cabides. A indústria adora inventar historinha pra justificar cortes, supostamente pra reduzir o preço dos carros. No fim, tiram funcionalidade e duvido que o preço mude. E, convenhamos, pra quem vai pagar 200, 300 mil em um carro, ou até um milhão numa Mercedes AMG GLE 53, mil reais a mais por algo tão útil não faria diferença. A eliminação dessas alças só favorece a indústria, não o consumidor.

Deixe seu comentário