História do Ford Del Rey, um carro que virou símbolo de uma geração
Em 1981, a Ford do Brasil lançou o Del Rey, um sedan de luxo que substituiu o Maverick e o Landau. O carro foi desenvolvido com base no Corcel II e inspirado visualmente no Taunus TC2 e no Granada Mk2. O acabamento invejável do Del Rey era evidente mesmo em suas versões mais básicas, as quais traziam duas portas ou quatro portas na versão Prata ou Ouro.
Apesar de seu acabamento, o Ford Del Rey foi criticado pela falta de espaço no banco traseiro e pelo limitado porta-malas de apenas 343 litros. Além disso, o motor de 1.6 CHT do Corcel com 69 cv, proporcionava um desempenho sofrível para o carro, chegando a uma velocidade final de 139 km/h e indo de 0 a 100 km/h em 21,6 segundos. Tudo isso rendeu ao Del Rey à época o apelido de Corsário: Corcel de otário.
Mesmo assim, o Del Rey é lembrado como um símbolo dos anos 80 e dos sedãs com motor quatro cilindros de menos de 70 cv e tração dianteira com três parafusos por roda. O Ford Del Rey foi um carro importante para a história do mercado automotivo brasileiro, como o primeiro sedan de luxo nacional da Ford.

Guia do Conteúdo
Facelifts e irmãos
O Del Rey pouco mudou durante sua vida útil, ganhando apenas um leve facelift em 1985 e versões mais básicas em 1986 para substituir o aposentado Corcel II. Durante sua vida útil, o Del Rey teve como irmãos a perua Scala e a picape Pampa, e mesmo sendo um carro de luxo, sua popularidade se consolidou com a versão básica, que tornou-se o carro de entrada da Ford.
Em 1989, finalmente recebeu um motor melhor: o VW AP 1.8, oriundo da Autolatina. Porém, o AP apenas deu ao Del Rey uma breve sobrevida de dois anos. Em 1991, o último Del Rey saiu da fábrica. O Ford Del Rey é um ícone da indústria automotiva brasileira e uma lembrança nostálgica para muitas pessoas.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
