Como a Nissan criou o melhor sistema de tração integral do mundo?

A fama do Nissan Skyline GT-R como um carro de alto desempenho e design agressivo é inegável. Mas a excelência que o tornou icônico foi fruto de inspiração em outros carros, como o Porsche 959.

O Porsche 959 foi um dos carros mais caros do mundo em seu tempo, com valores que variavam entre cerca de $225.000 a pouco mais de $600.000 em dinheiro atual. A Nissan, no entanto, adquiriu um exemplar para fins de referência.

Como a Nissan criou o melhor sistema de tração integral do mundo?

A principal característica do 959 era seu sistema de tração nas quatro rodas, que a Porsche desejava aprimorar além do estabelecido pelo Audi Quattro. O resultado foi uma embreagem multi-discos localizada entre a caixa de câmbio e o diferencial dianteiro que controlava quanto torque era enviado para cada eixo.

Com conceitos semelhantes, a Nissan desenvolveu seu próprio sistema ATTESA ET-S (Advanced Total Traction Engineering System for All terrains and Electronic Torque Split), que também utilizava sensores eletrônicos para monitorar as condições da estrada e ajustar automaticamente a distribuição de torque entre os dois eixos. Essa tecnologia, combinada com outras inovações, como a direção traseira ativa HICAS, permitiu que o Skyline GT-R se tornasse um carro de corrida altamente eficiente, com destaque para suas habilidades em curvas fechadas e capacidade de manter a estabilidade em altas velocidades.

Guia do Conteúdo

Um carro lendário

A revista britânica Car testou o GT-R em Nürburgring e ressaltou suas habilidades excepcionais. Embora tenha levado algum tempo para desenvolver essas inovações, a Nissan conseguiu criar um carro de alto desempenho que se tornou lendário entre os entusiastas de carros esportivos. Com suas tecnologias avançadas, o Skyline GT-R continua sendo uma das maiores realizações da Nissan em termos de engenharia e design automotivo.

Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!

Avalie esse artigo

Thiago Emanoel Neuhaus
Redator online do portal Agora Motor, é apaixonado por carros e motos. Fã de competições esportivas do automobilismo, escreve para web desde os 17 anos de idade e é extremamente antenado com as notícias automotivas em geral, compartilhando novidades diariamente com os leitores.
Posts relacionados
Notícias Kia Niro 2026 já chegou nas lojas e com desconto: veja quanto está custando esse novo SUV da Kia

O Kia Niro 2026 já está disponível nas concessionárias brasileiras e chega com uma oferta…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo BYD Seal 6 DM-i chegou na Europa: confira nova autonomia e novidades

O BYD Seal 6 DM-i é o novo destaque da marca chinesa no segmento dos…

Gabriel Schmoller
Notícias Toyota muda o visual do Corolla e agora passa a ser um carro de jovens

O Toyota Corolla, conhecido por décadas como um sedã confiável e conservador, está prestes a…

Gabriel Schmoller
Notícias Qual carro desvaloriza mais rápido? Elétrico ou a combustão

Os carros elétricos estão desvalorizando mais rápido que os modelos a combustão no Brasil. De…

Gabriel Schmoller
Notícias 6 sedãs usados por até R$ 40 mil para comprar ainda em 2025

O sedã sempre foi sinônimo de conforto e praticidade, ideal para quem busca um carro…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário