SUVs são mais perigosos para ciclistas, aponta estudo
Um estudo recente do Insurance Institute for Highway Safety (IIHS) mostrou que, embora o número de acidentes fatais nas estradas dos Estados Unidos tenha diminuído, a quantidade de fatalidades envolvendo ciclistas aumentou em 8% durante os primeiros nove meses de 2022. Segundo o pesquisador Sam Monfort, os SUVs maiores estão causando mais acidentes com ciclistas do que outros tipos de carros.
De acordo com a pesquisa, os SUVs maiores são mais perigosos para os ciclistas porque suas partes dianteiras mais altas tendem a atingir o ciclista acima de seu centro de gravidade, fazendo com que eles caiam no chão, onde as rodas ou o solo causam ferimentos. Em comparação com colisões envolvendo carros menores, os ferimentos no corpo como um todo eram 55% maiores para colisões envolvendo utilitários esportivos e 63% maiores para ferimentos na cabeça.
O estudo examinou 71 acidentes envolvendo um único veículo e um ciclista de 16 anos ou mais. Foi constatado que os ferimentos nas extremidades inferiores foram comuns em todos os casos e que os ciclistas envolvidos em impactos graves sofreram lesões na cabeça, tronco, coluna e abdômen.

Guia do Conteúdo
Impacto nos pedestres
Outro estudo preliminar realizado pelo IIHS em 2020 mostrou que os utilitários esportivos também representam um risco maior para os pedestres, devido às suas extremidades frontais mais altas. Diferentemente dos ciclistas, os pedestres tendem a sofrer lesões na pélvis e no tórax quando são diretamente atingidos pelos SUVs.
Mesmo que as estradas dos Estados Unidos estejam se tornando mais seguras em geral, é importante lembrar que ainda existem grupos específicos, como ciclistas e pedestres, que estão mais vulneráveis a acidentes. É necessário ter cuidado ao andar de bicicleta ou caminhar nas ruas e prestar atenção aos veículos ao seu redor, especialmente os SUVs maiores.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
