Multas poderão ser pagas via Pix ou cartão de crédito: entenda quando!
Motoristas poderão pagar multas de trânsito via Pix ou cartão de crédito em algumas situações, segundo nova resolução aprovada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
A medida busca tornar a vida dos condutores mais fácil e eficiente. As multas emitidas por órgãos autuadores da União poderão ser pagas por meio da plataforma digital PagTesouro, que faz parte da Secretaria de Tesouro Nacional (STN) e do Ministério da Economia.

Porém, a medida não se aplica às infrações emitidas por órgãos municipais ou estaduais. A decisão visa trazer mais praticidade e eficiência para o pagamento de multas de trânsito, além de oferecer opções para realizar o pagamento e economizar tempo ao evitar filas e burocracias.
Guia do Conteúdo
Plataforma Federal
A ferramenta do Governo Federal foi criada por meio do Decreto 10.494/2020 e já permitia que custas judiciais, multas federais e serviços administrativos fossem quitados através dessa plataforma. Quando o decreto for publicado no Diário Oficial da União (DOU), uma nota explicando o passo a passo de como pagar as multas em cada uma das categorias será divulgada.
O secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, espera que os departamentos de trânsitos em todo o país possam se espelhar nessa decisão e possibilitar a ampliação desse serviço para os motoristas locais.
Essa digitalização de serviços é uma tendência crescente no Brasil e tem trazido várias vantagens para os motoristas, como a possibilidade de receber até 40% de desconto em multas de trânsito.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
