GWM e governo de SP fecham acordo sobre veículos a hidrogênio
A montadora chinesa GWM (Great Wall Motors) e o governo do Estado de São Paulo, liderado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), firmaram um acordo de cooperação para acelerar a adoção de veículos movidos a hidrogênio no estado.
A assinatura do compromisso ocorreu nesta terça-feira, 25 de janeiro de 2023, durante a visita do governador às instalações da montadora em Iracemápolis (SP).
O projeto terá a duração de um ano e contará com o apoio da InvestSP, agência de promoção de investimentos do Governo de São Paulo, para mapear e coordenar a interlocução entre os potenciais interessados em participar da parceria. O objetivo é estudar a implantação de uma rota logística para veículos abastecidos com hidrogênio e identificar parceiros para geração e fornecimento do combustível verde a partir de fontes renováveis, como o etanol.

Com isso, São Paulo pretende liderar o processo de transição energética do país, já que possui grande potencial na produção do etanol. Durante o evento, Tarcísio afirmou que “a adoção dos veículos movidos por hidrogênio será uma revolução no transporte brasileiro”.
Confira mais sobre o GWM Haval H6
James Yang, CEO Américas da GWM, destacou que a empresa pode contribuir para o atingimento dessa meta antes do prazo estabelecido, devido ao protagonismo do Brasil na geração de energia elétrica renovável e forte vocação para a produção de biocombustíveis e hidrogênio verde.
A GWM está investindo R$ 10 bilhões para implantar uma linha de montagem de SUVs e picapes na antiga unidade da Mercedes-Benz no interior do estado. A fábrica passará a produzir modelos nacionais em 2024, com motorização híbrida flex. O primeiro modelo comercializado pela empresa chinesa no Brasil é o SUV Haval H6, de propulsão híbrida e que está em fase de pré-venda.
Com esse acordo, espera-se que o estado de São Paulo consiga realizar uma transição energética mais limpa e sustentável, utilizando fontes renováveis como o etanol para a produção do hidrogênio verde e se tornando líder na adoção dos veículos movidos por hidrogênio no país.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
