AC Shelby Cobra: Como um carro esportivo britânico se tornou um ícone cultural americano?

O lendário veículo AC Shelby Cobra de 1962 é considerado um dos melhores carros clássicos já produzidos. Veja muito mais sobre a seguir!

O experiente corredor Carroll Shelby percebeu que faltava algo nas pistas de corrida e, por isso, criou um carro esportivo em parceria com a AC Cars e a Ford Motor Company. O primeiro modelo, o Mark I (MK1) Cobra, tinha um motor V8 da Ford que gerava 260 cavalos de potência. Já em 1963, a Shelby American apresentou o chassi Mark II (MK2) com uma carroceria diferente e equipado com um motor V8 de 289 polegadas cúbicas que produzia 271 cavalos de potência. Essa combinação venceu sua classe e ficou em sétimo lugar geral nas 24 Horas de Le Mans daquele ano.

AC Shelby Cobra: Como um carro esportivo britânico se tornou um ícone cultural americano?

Para competir com o novo Corvette Grand Sport, que possuía um motor V8 potente de 377 polegadas cúbicas gerando quase 500 cavalos, Carroll Shelby e Ken Miles fizeram grandes mudanças no Cobra. Eles reforçaram a plataforma para suportar os incríveis 510 cavalos gerados pelo enorme motor V8 da Ford, com capacidade cúbica de 427 polegadas. Assim nasceu o MK3 Shelby 427 Cobra.

Confira agora 10 Muscle Cars Gloriosos!

O chassi de tubo de 4 polegadas e o quadro mais largo em 5 polegadas foram algumas das mudanças na estrutura do veículo. Além disso, as molas helicoidais substituíram o design original das molas transversais para melhorar a dirigibilidade do Cobra atualizado. A carroceria também passou por grandes modificações, com a grade frontal ampliada para permitir maior fluxo de ar denso e refrigerado. O capô, porta-malas e pára-brisa eram os únicos componentes compartilhados com os modelos anteriores.

O Cobra é um veículo muito raro e procurado, devido à sua história xadrezada e aos baixos números de produção. Apenas 75 unidades do modelo AC Cobra foram construídas entre 1962 e 1963, enquanto o MK2 Shelby 289 Cobra teve cerca de 580 exemplares fabricados entre 1963 e 1965.

Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!

Avalie esse artigo

Thiago Emanoel Neuhaus
Redator online do portal Agora Motor, é apaixonado por carros e motos. Fã de competições esportivas do automobilismo, escreve para web desde os 17 anos de idade e é extremamente antenado com as notícias automotivas em geral, compartilhando novidades diariamente com os leitores.
Posts relacionados
Notícias Essa SW4 está cheia de cromados por um motivo: entenda o por que

A Toyota decidiu dar um banho de brilho em seu SUV mais famoso. A nova…

Gabriel Schmoller
Notícias Toyota Yaris Cross brasileiro surpreende: potência inédita deixa versões estrangeiras para trás

O aguardado Toyota Yaris Cross nacional está prestes a chegar ao mercado brasileiro com uma…

Gabriel Schmoller
Notícias GWM Wey 07: SUV de luxo híbrido chega com 517 cv e seis lugares

A GWM Brasil acaba de iniciar a pré-venda do Wey 07, seu SUV híbrido plug-in…

Gabriel Schmoller
Notícias Ram Dakota 2027é flagrada em teste: veja fotos

A tão aguardada Ram Dakota 2027 foi flagrada novamente em território brasileiro, desta vez com…

Gabriel Schmoller
Notícias Renault revela descontos para PCD em outubro de 2025

A Renault divulgou sua nova estratégia comercial para outubro de 2025 voltada ao público PCD…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário