Motoristas do Uber irritados: Regulamentação ficará na mão dos sindicatos

Grupo de trabalho é criado para regulamentar relações trabalhistas entre motoristas e aplicativos

No dia 1º de maio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou um decreto que cria um grupo de trabalho para elaborar uma proposta de Lei sobre a regulamentação das relações trabalhistas entre motoristas, entregadores e aplicativos. O grupo será composto por 45 pessoas, sendo 15 representantes do Governo, 15 representantes dos empregadores e 15 representantes de centrais sindicais como CUT, CSB e Força Sindical.

No entanto, muitos motoristas e entregadores não se sentem representados pelos sindicatos escolhidos para defender seus interesses. A Associação dos Motoristas de Aplicativo (AMASP), por exemplo, afirmou que a entidade não está satisfeita com a escolha, pois as associações sindicais não representam os motoristas adequadamente. A AMASP é uma das associações que não foram contempladas na escolha.

Uma das principais preocupações da AMASP é que a comissão decida por aplicar as regras da CLT ao modelo de trabalho por aplicativo, o que tiraria a autonomia dos trabalhadores. A Associação de Motoristas de Aplicativo do Rio de Janeiro também discorda da decisão do Governo e considera um absurdo não ter sido escolhida para participar do debate. A Aliança Nacional dos Entregadores de Aplicativo (ANEA) também aguarda a convocação para participar das discussões.

Motoristas do Uber irritados: Regulamentação ficará na mão dos sindicatos
Fonte: UOL.

O Ministério do Trabalho e Emprego afirmou que as centrais sindicais vão intermediar a conversa com as principais representações, mesmo que não sejam associadas. A Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), que é uma das centrais que fará parte do debate, defende a aplicação das normas da CLT nas relações de trabalho por aplicativo. Na prática, os motoristas e entregadores seriam contratados pelas plataformas como iFood e Uber. Para os trabalhadores eventuais, a relação seria através de MEI.

O Grupo de Trabalho não é apenas para discutir as relações de trabalho com motoristas e entregadores de aplicativo, mas também para falar sobre todos os trabalhadores das plataformas. Além disso, a entidade reivindica transparência das plataformas, já que elas bloqueiam trabalhadores de forma unilateral e algumas vezes injusta.

Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Novo sedã híbrido da Geely custa menos que muito SUV e é cheio de tecnologia

O mercado automobilístico global está passando por uma transformação intensa, impulsionada por avanços tecnológicos e…

Gabriel Schmoller
Notícias BYD prepara SUV híbrido compacto que promete surpreender o mercado

A BYD confirmou que o SUV compacto Yuan Pro ganhará, em 2026, versões híbridas plug-in,…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Nissan Leaf 2026 vira SUV e promete autonomia de 600 km

O Nissan Leaf está prestes a renascer de forma surpreendente. O modelo, que foi um…

Gabriel Schmoller
Notícias Jeep Compass tem desconto gigante, mas há um detalhe que muda tudo

O Jeep Compass 2026 continua em destaque nas concessionárias brasileiras da Stellantis neste mês de…

Gabriel Schmoller
Notícias CAOA Chery já oferece desconto no Tiggo 7 Sport 2026: SUV fica por menos de R$131 mil

A CAOA Chery confirmou que o Tiggo 7 Sport 2026 permanece disponível para vendas diretas…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário