Seguro automotivo por quilometragem: entenda como funciona e se vale a pena
O seguro automotivo por quilometragem é uma opção cada vez mais popular entre os motoristas brasileiros que utilizam pouco o carro. Esse tipo de seguro oferece planos de cobertura que se adaptam às necessidades do motorista, além de assistências 24h e um preço mais acessível em comparação ao seguro tradicional.
Esse seguro é calculado de acordo com o modelo do veículo, perfil do motorista e coberturas contratadas. As seguradoras cobram uma parte fixa e outra variável (quilometragem). A parte fixa é paga mensalmente e protege o carro quando estiver parado, enquanto a variável é medida por um aplicativo que registra a distância rodada e permite o cálculo dos valores a serem pagos à seguradora.
Os motoristas que utilizam pouco o veículo podem optar pelo seguro auto por KM, pois seus carros tendem a ter peças mais conservadas e menos desgastadas. Além disso, esses veículos estão menos suscetíveis a problemas mecânicos que poderiam levar a sinistros cobertos pela seguradora. Carros que rodam menos também têm menos chance de se envolver em acidentes, o que pode resultar em menos custos com manutenção.

As coberturas oferecidas pelas seguradoras incluem perda parcial, perda integral, furto e roubo, danos no carro e cobertura para terceiros. Além disso, as seguradoras que oferecem seguro auto por quilometragem costumam oferecer assistências 24h com serviços de chaveiro, troca de pneus, guincho 24h, rastreador veicular, entre outros tipos de auxílios aos motoristas.
Entre os benefícios do seguro auto por KM estão o pagamento de apenas alguns centavos por quilômetro rodado, tranquilidade e segurança ao utilizar o veículo, comodidade para assinar as coberturas e assistências em todo o território nacional e a falta de um limite de quilometragem. Porém, é importante lembrar que para os motoristas que transitam bastante com seu veículo, é necessário fazer as comparações de valores com o seguro tradicional para descobrir qual é o mais interessante para o seu bolso. É fundamental escolher uma seguradora regularizada pela SUSEP para evitar problemas futuros.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!