BMW convoca recall para mais de 90 mil veículos, que não devem mais ser dirigidos
A BMW emitiu um alerta imediato, pedindo para os proprietários de cerca de 90 mil veículos nos Estados Unidos, que não dirijam seus carros. A razão é que esses modelos, incluindo E46 M3 e E39 M5, estão equipados com airbags defeituosos da Takata. Além destes dois modelos, a BMW confirmou que os seguintes também estão incluídos: Série 3 E46 (2000-2006), Série 5 E39 (2000-2006) e X5 (2000-2004). Se os infladores do airbag frontal da Takata não forem substituídos, esses veículos são mortais.
A falha dos airbags da Takata foi reportada pela primeira vez em 2013, quando as montadoras confirmaram que sabiam dos problemas relacionados aos airbags. Na época, houve registros de 13 mortes e 100 lesões em veículos da Honda. A Takata entrou com pedido de falência em 2017 e pagou uma multa de US$1 bilhão apenas nos Estados Unidos como resultado direto do maior recall da história automotiva. A empresa admitiu ter manipulado a fabricação de propelentes explosivos e armazenado incorretamente produtos químicos usados nos airbags.
O alerta emitido pela BMW é para que os proprietários desses veículos evitem dirigir até que o airbag defeituoso seja substituído. O processo de substituição é gratuito e pode ser agendado através do site da BMW ou entrando em contato com uma concessionária autorizada.

Os infladores dos airbags são componentes essenciais que podem explodir durante uma colisão, causando ferimentos graves ou até mesmo a morte. Por isso, a segurança dos ocupantes do veículo é altamente ameaçada quando o airbag está com defeito.
A Takata enfrentou uma enorme repercussão negativa após a descoberta da falha em seus airbags, tendo que pagar multas e indenizações milionárias em todo o mundo. As montadoras também sofreram impactos financeiros e de imagem por conta do problema.
Os proprietários dos veículos afetados devem agir rapidamente para agendar a substituição do airbag, evitando assim colocar em risco suas vidas e as dos outros ocupantes do veículo.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
