Locadoras faturar mais locação ou com a venda de carros?
Locadoras de automóveis faturam mais com venda de seminovos do que com locação
No mercado brasileiro de veículos usados, a pandemia de Covid-19 gerou uma supervalorização que impactou diretamente as locadoras de automóveis. Isso porque, com a queda na produção de veículos novos, houve uma maior procura por carros seminovos, o que resultou em um aumento significativo no faturamento das locadoras, principalmente no segundo semestre de 2022. Algumas empresas chegaram a faturar mais com a venda de carros do que com o aluguel de veículos.
De acordo com a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), o mercado de seminovos realmente aqueceu, gerando um retorno financeiro expressivo para o setor. O analista da XP Investimentos, Pedro Bruno, afirmou que o cenário econômico favorável ao mercado de usados foi bem aproveitado pelas locadoras.
As empresas que trabalham com frotas de veículos têm a vantagem de receber benefícios fiscais, como valores diferenciados para o IPVA, desconto sobre PIS/Cofins e ICMS e a possibilidade de compra direta de automóveis das montadoras, o que pode gerar descontos entre 15% e 30% sobre o valor de mercado.

A Localiza é uma das empresas que registraram um crescimento significativo no faturamento em relação ao mesmo período do ano passado. A receita líquida da empresa no quarto trimestre de 2022 foi de R$ 7,4 bilhões, sendo que a venda de seminovos foi responsável por uma receita superior à locação de veículos.
Embora a alta demanda aqueça o mercado de carros usados, é importante que os compradores estejam atentos ao histórico do veículo, façam uma inspeção completa antes da compra e se planejem financeiramente para evitar surpresas desagradáveis no futuro.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
