Subaru Solterra 2023, 100% elétrico, é melhor que o seu primo Toyota bZ4X?

A montadora Subaru anunciou o lançamento do seu novo modelo de carro elétrico, o Solterra, para 2023. O veículo será baseado na plataforma e-TNGA da Toyota, mas terá algumas diferenças em relação ao Toyota bZ4X.

O Solterra será oferecido em uma única configuração de tração nas quatro rodas, equipado com uma bateria de 72,8 kWh (células de íon-lítio CATL) e dois motores elétricos de 80 kW que oferecem cerca de 160 kW de potência máxima combinada. A autonomia do veículo, segundo dados da EPA, é de cerca de 222-228 milhas por carga, com rodas de 18 polegadas alcançando as 228 milhas e com rodas de 20 polegadas alcançando as 222 milhas.

Subaru Solterra 2023, 100% elétrico, é melhor que o seu primo Toyota bZ4X?
Fonte: InsideEVs.

Solterra x bZ4X: Qual escolher?

Embora a autonomia do Solterra seja semelhante à do Toyota bZ4X, alguns clientes podem esperar por uma maior autonomia dos veículos Subaru. O grande defeito do sistema de carregamento rápido do Solterra/bZ4X é que ele só aceita até 100 kW DC. Isso significa que para carregar a bateria até 80% leva quase uma hora (56 minutos), segundo os dados técnicos. Em termos de carregamento AC, há um carregador embutido de 6,6 kW que deve completar o carregamento de 0-100% em cerca de 11 horas.

O preço base do modelo Solterra é $44,995 dólares (mais uma taxa adicional) para os modelos Premium com rodas de 18 polegadas. Os modelos mais equipados, Limited e Touring, custam alguns milhares de dólares a mais. Infelizmente, o carro importado não é elegível para o crédito fiscal federal de $7,500 dólares na compra. Os preços do Toyota bZ4X são semelhantes aos do Solterra e a escolha entre essas marcas pode estar relacionada à lealdade dos clientes e à disponibilidade de concessionárias da marca na região.

Embora o Solterra seja apenas o ponto de partida para a Subaru (como o bZ4X é para a Toyota), é possível que as próximas iterações do veículo tenham uma bateria mais energética e um carregamento DC mais rápido. A produção local seria bem-vinda para garantir acesso ao crédito tributário federal. Por enquanto, os fãs dessas marcas vão ter que esperar pelo lançamento oficial em 2023 e decidirem qual modelo atende melhor às suas necessidades.

Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Descubra como financiar um carro pela Caixa e pagar menos em 2025

Comprar um carro é o objetivo de muitos brasileiros, mas o preço à vista nem…

Gabriel Schmoller
Notícias Esqueceu o celular no Uber? O que realmente acontece e quem paga a conta

Perder o celular é sempre um momento de tensão, e quando isso acontece em um…

Gabriel Schmoller
Notícias Nova Ducati Monster V2 2026 promete revolução no visual e na performance

A Ducati está prestes a apresentar uma das atualizações mais esperadas do mundo das duas…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo sedã híbrido da Geely custa menos que muito SUV e é cheio de tecnologia

O mercado automobilístico global está passando por uma transformação intensa, impulsionada por avanços tecnológicos e…

Gabriel Schmoller
Notícias BYD prepara SUV híbrido compacto que promete surpreender o mercado

A BYD confirmou que o SUV compacto Yuan Pro ganhará, em 2026, versões híbridas plug-in,…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário