CEO da Ferrari afirma: “nós não nos importamos” com direção autônoma
O CEO da Ferrari, Benedetto Vigna, afirmou durante a Cúpula do Futuro do Carro do Financial Times que a empresa não tem interesse em investir em tecnologia de direção autônoma. Vigna explicou que a Ferrari se concentra em quatro tipos de software em um carro: desempenho, conforto, entretenimento e autônomo. No entanto, eles não se preocupam com o último.
Desde que assumiu o cargo em 2021, Vigna tem mantido sua opinião sobre carros autônomos para a Ferrari. No ano passado, durante a apresentação da estratégia de eletrificação da empresa, ele expressou postura semelhante. “Nenhum cliente vai gastar dinheiro com o computador no carro para aproveitar a condução”, disse Vigna à Bloomberg em 2022.
A empresa já adotava essa atitude há anos. Dois executivos disseram em 2016 que a empresa não tinha planos para um veículo autônomo no futuro próximo. Mas na mesma respiração, eles também disseram que a Ferrari não tinha planos para um sedã ou um SUV – e todos nós sabemos como isso acabou.

Embora possa parecer estranho para os amantes dos carros esportivos italianos mais famosos do mundo, a Ferrari não está investindo em tecnologia de carros autônomos. A condução é uma experiência única e exclusiva que deve ser desfrutada ao máximo pelos condutores. Com isso em mente, a empresa não está focada no desenvolvimento de recursos de direção autônoma.
Para a Ferrari, o essencial é o prazer da condução. O CEO Benedetto Vigna afirmou novamente que a empresa não tem planos para investir em tecnologia autônoma e continuará projetando seus carros com foco no desempenho e no conforto. Afinal, nenhum cliente compraria um Ferrari para ter uma experiência de direção autônoma – o valor está na conexão humana com o carro e na paixão pela condução.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
