Maserati vai para de fabricar motor V8 depois de 2023, olhando para um futuro EV
A marca de carros de luxo italiana Maserati anunciou que as versões Trofeo dos modelos Levante, Ghibli e Quattroporte serão descontinuadas até o final de 2023, juntamente com o trem de força construído pela Ferrari. Essa decisão marcará o fim do V8 turboalimentado da Maserati. Embora ainda estejam disponíveis para compra até 2024, os modelos serão substituídos pelo Nettuno V6 e pelos veículos elétricos Folgore na futura linha de produtos.
Para os entusiastas da marca e os apaixonados por carros, a notícia é agridoce, considerando a produção de mais de 100.000 unidades desde 1959.
O V8 twin-turbo atual será o último da sua linhagem, já que a Ferrari interrompeu o fornecimento para a Maserati. O motor produz atualmente 572 hp (427 kW / 580 PS) e 538 lb-ft (730 Nm) de torque debaixo do capô dos modelos Levante, Ghibli e Quattroporte Trofeo, lançados em 2020.

Para se despedir do V8, a Maserati lançará as edições especiais Ghibli 334 Ultima e Levante V8 Ultima no Festival de Velocidade Goodwood em julho de 2023. Os modelos terão toques especiais para comemorar a iminente despedida do trem de força.
A notícia sobre o fim do V8 foi compartilhada durante o quinto Motor Valley Festival realizado em Modena entre 11 e 14 de maio. Durante o evento, a Maserati exibirá as edições especiais Zèda do Levante, Ghibli e Quattroporte na Piazza XX Settembre, criadas para “celebrar o V8”. Os modelos espelham a pintura gradiente azul / cinza / branca do único Maserati GranTurismo Zèda de 2019.
A linha totalmente elétrica Folgore da Maserati, incluindo o único GranTurismo Folgore Luce, o Grecale Folgore e o GEN3 de um único assento da marca Trident na Fórmula E, também serão exibidos na Piazza Grande durante o evento.
De acordo com relatórios recentes, a Maserati passará por uma transformação significativa em seus próximos modelos. A próxima geração do Quattroporte e Levante, prevista para 2024 e 2025, respectivamente, será totalmente elétrica, deixando os motores de combustão interna (ICE) para trás. No entanto, a marca continuará a atender aos desejos dos entusiastas de desempenho. O GranTurismo, o SUV Grecale e o supercarro MC20 ainda terão uma variedade de versões alimentadas pelo impressionante motor Nettuno V6, complementado pela adição de versões Folgore com zero emissão.
A Maserati se comprometeu a introduzir versões totalmente elétricas em toda a sua linha até 2025, antes de encerrar a produção de veículos com motores de combustão interna (ICE) para se tornar uma marca exclusivamente EV até 2030.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
