Carros para adolescentes: entenda como as montadoras se preparam para atender esse público

Montadoras de veículos automotores estão investindo em carros específicos para adolescentes em diversos países da Europa. Essa iniciativa visa oferecer uma solução intermediária para jovens que ainda não podem dirigir carros comuns, mas que precisam de mobilidade. Essa discussão também acontece no Brasil, embora ainda não tenha ocorrido nenhuma mudança na legislação.

Em países como Espanha, Reino Unido e Portugal, é possível adquirir uma habilitação provisória aos 15 ou 16 anos para dirigir carros específicos. Esses veículos possuem algumas normas, como não pesar mais de 400 kg e não exceder os 45 km/h. Na França, esses carros não se enquadram em nenhuma categoria que exija habilitação e podem ser guiados a partir dos 14 anos de idade.

Carros para adolescentes: entenda como as montadoras se preparam para atender esse público
Carros para adolescentes: entenda como as montadoras se preparam para atender esse público

Entre os exemplos de carros que se enquadram nessas normas estão o Citroën Ami, com motor elétrico de 8 cv e autonomia limitada a 70 km; o Renault Twizy, vendido em duas versões com autonomia de 120 km e 100 km, respectivamente; e o Silence S02, elétrico de 19 cv e 149 km de autonomia máxima. Há também marcas como Casalini, Ligier, Aixam e XEV que oferecem modelos de carros para adolescentes com motores de até 500 cc diesel e velocidade máxima de 45 km/h.

Legislação em outros países

Na Irlanda, a idade mínima para dirigir um carro é de 17 anos. Na França, é a partir dos 16 anos após aprovação do teste teórico, mas apenas quando acompanhados por um adulto. Na Alemanha, a idade mínima é 17 anos, mas o adolescente deve estar sempre acompanhado por alguém com mais de 30 anos de idade e habilitado há mais de cinco anos. Na Áustria, também é permitido dirigir com dezessete anos mediante licença especial provisória, cujo processo pode ser iniciado a partir dos quinze anos e seis meses de idade.

Embora a ideia dos minicarros não tenha sido adotada no Brasil, há outras boas referências europeias para a legislação de carros comuns.

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Gustavo Herdt
Redator online do Portal Agora Motor, é apaixonado pelo mundo automobilístico, sempre antenado a todas as novidades do universo sob rodas e pronto para produzir um conteúdo verídico e de qualidade para compartilhar com os leitores.
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