Eles não desistem: Golpe do PIX com sites falsos no IPVA MT 2023
Piratas virtuais estão tentando aplicar o golpe do PIX em contribuintes de Mato Grosso, segundo a Secretaria de Fazenda do estado (Sefaz-MT). Sites falsos simulam a cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e oferecem descontos para pagamento via PIX. O golpe já foi aplicado em outras regiões do país e tem prejudicado muitas pessoas.
O golpe consiste na criação de um site falso, com layout idêntico ao verdadeiro, mas com um endereço eletrônico diferente. O QR code do Pix é apresentado na tela do sistema e não no boleto, como é a forma correta. A Sefaz-MT alerta que é importante redobrar a atenção na hora de pagar o IPVA 2023, que vence no dia 31 de maio.
A Sefaz-MT esclarece que não há desconto específico para pagamentos via PIX. Atualmente, o contribuinte tem a opção de pagar o imposto à vista com 15% de redução ou parcelado em até oito vezes. São oferecidos 10% de desconto para duas parcelas e 5% em três vezes.

Para emitir o boleto para pagamento do imposto conhecido como DAR (Documento de Arrecadação), deve-se utilizar somente os sites e canais oficiais da Secretaria de Fazenda e do Detran, além do aplicativo MT Cidadão e do portal de serviços do Governo de Mato Grosso.
Caso algum contribuinte tenha caído no golpe, recomenda-se que seja registrado um Boletim de Ocorrência (BO). A Secretaria de Fazenda oferece canais de atendimento para esclarecer dúvidas e orientar os contribuintes.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
