Firestone e Bridgestone são a mesma empresa de pneus?

Muitos se questionam se as marcas de pneus Firestone e Bridgestone são a mesma empresa, já que seus nomes são bastante parecidos. Embora a Bridgestone tenha adquirido a Firestone em 1988, as duas marcas foram fundadas separadamente e continuam a operar como linhas paralelas de pneus sob o mesmo guarda-chuva corporativo.

A Bridgestone foi criada em 1931 no Japão por Shojiro Ishibashi, enquanto a Firestone já era uma das maiores fabricantes de pneus do mundo em 1900, quando seu fundador, Harvey Firestone, começou a produzir pneus sólidos de borracha. O nome Bridgestone foi escolhido pelo seu fundador por significar “ponte de pedra” em japonês, enquanto o nome Firestone foi escolhido pelo seu fundador por ser um sobrenome forte e fácil de lembrar.

Firestone e Bridgestone são a mesma empresa de pneus?
Firestone e Bridgestone são a mesma empresa de pneus?

Após anos difíceis financeiramente, a Firestone foi comprada pela Bridgestone em 1988. Desde então, ambas as marcas mantêm instalações de produção e pesquisa e desenvolvimento conjuntas. Investimentos pesados na produção e desenvolvimento de produtos resultaram em resultados positivos dentro de cinco anos. No entanto, desentendimentos entre trabalhadores e a empresa entre 1994 e 1996 podem ter contribuído para uma queda na qualidade dos pneus. Em 1996, especialistas concluíram que os pneus defeituosos da Firestone contribuíram para um aumento de tombamentos no Ford Explorer SUV, embora a Ford Motor Company também tenha lidado mal com a situação. A parceria entre as empresas foi encerrada em 2001.

A Bridgestone é uma empresa de capital aberto com sede no Japão e seus principais acionistas são descendentes do fundador Shojiro Ishibashi. A empresa opera fábricas de pneus em todo o mundo, e muitos dos pneus Firestone ainda são fabricados nos Estados Unidos. A subsidiária americana da Bridgestone (Bridgestone Americas) tem sede em Nashville, Tennessee.

Em resumo, a Bridgestone e a Firestone são marcas de pneus distintas, mas que pertencem ao mesmo grupo corporativo. A compra da Firestone pela Bridgestone em 1988 gerou anos difíceis para a empresa adquirida, mas investimentos pesados na produção e desenvolvimento de produtos resultaram em resultados positivos dentro de cinco anos. Atualmente, a Bridgestone é uma empresa global com fábricas em vários países do mundo e é administrada pelos descendentes do seu fundador japonês.

Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!

Avalie esse artigo

Gustavo Herdt
Redator online do Portal Agora Motor, é apaixonado pelo mundo automobilístico, sempre antenado a todas as novidades do universo sob rodas e pronto para produzir um conteúdo verídico e de qualidade para compartilhar com os leitores.
Posts relacionados
Notícias SUVs de R$ 200 mil: BYD Song Pro ou Hyundai Creta? A resposta surpreende

O mercado automotivo brasileiro vive um momento de transformação. A chegada de marcas chinesas, como…

Gabriel Schmoller
Notícias Chegou no Brasil: o elétrico de 517 cv da Audi que vai virar referência

A Audi acaba de trazer ao Brasil o novo SQ6 Sportback e-Tron, um SUV-cupê elétrico…

Gabriel Schmoller
Notícias Caoa Chery Tiggo 7 2026: preços, novidades, ficha técnica e muito mais

O Caoa Chery Tiggo 7 2026 chega ao mercado brasileiro com importantes aprimoramentos, mantendo o…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Honda HR-V híbrido flex promete revolucionar o mercado brasileiro em 2028

A Honda prepara uma virada histórica em sua presença no Brasil. O tão aguardado HR-V…

Gabriel Schmoller
Notícias 5 carros incríveis que deveriam estar à venda no Brasil agora

O mercado automotivo brasileiro está sempre em expansão, mas ainda há lacunas claras na oferta…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário