Eis por que o Volvo C30 era conhecido como o Volkswagen Golf sueco

A montadora sueca Volvo lançou em 2006 o hatchback C30, um veículo de duas portas compacto e ágil, com tração dianteira e design esportivo, projetado para atrair compradores jovens e concorrer com o icônico Mini Cooper e o Volkswagen Golf. Com uma ampla gama de motores a gasolina e diesel, que variavam de um I-4 de 1,6 litros a um I-5 de 2,5 litros, o C30 oferecia opções de personalização que permitiam aos compradores tornar o carro ainda mais esportivo.

O C30 tinha um teto gradualmente inclinado, uma postura ampla e um pequeno spoiler no topo do porta-malas, sendo o menor veículo da linha Volvo na época do seu lançamento. Apesar de suas características distintivas, as vendas do hatchback ficaram muito aquém da meta, com apenas 209.674 unidades vendidas entre 2006 e 2012.

Eis por que o Volvo C30 era conhecido como o Volkswagen Golf sueco
Eis por que o Volvo C30 era conhecido como o Volkswagen Golf sueco

A “Volkswagen Golf da Suécia”

Com um design semelhante ao Golf da Volkswagen, o C30 foi apelidado por alguns como o “Volkswagen Golf da Suécia”. Uma das principais características de design do C30 era sua distintiva tampa do porta-malas com vidro sem moldura – um recurso de design emprestado do histórico Volvo 480.

Para os motoristas que desejavam uma experiência ainda mais esportiva com o C30, a divisão de corrida da Volvo, Polestar, lançou o Volvo C30 T5 R-Design. Equipado com um motor turbo de 2,5 litros e cinco cilindros que produzia 250 cavalos de potência, o C30 T5 R-Design era um hot hatch poderoso e em edição limitada. Estava disponível com uma transmissão automática de 5 marchas ou manual de 6 marchas.

Além disso, o C30 também teve uma versão para corridas que a Polestar Racing usou no Campeonato Mundial de Carros de Turismo da FIA ​​e no Campeonato Escandinavo de Carros de Turismo, tendo obtido algum sucesso.

No entanto, em 2012, a montadora sueca encerrou a produção do hatchback e substituiu-o pelo mais focado no luxo V40. Mesmo assim, o Volvo C30 deixou sua marca como um hatchback esportivo e acessível que concorreu com sucesso com outros modelos icônicos do mercado.

Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!

Avalie esse artigo

Gustavo Herdt
Redator online do Portal Agora Motor, é apaixonado pelo mundo automobilístico, sempre antenado a todas as novidades do universo sob rodas e pronto para produzir um conteúdo verídico e de qualidade para compartilhar com os leitores.
Posts relacionados
Notícias 5 carros tão grandes que podem não caber na sua garagem

Comprar um carro novo é sempre motivo de empolgação, mas antes de fechar negócio é…

Gabriel Schmoller
Notícias SUVs de R$ 200 mil: BYD Song Pro ou Hyundai Creta? A resposta surpreende

O mercado automotivo brasileiro vive um momento de transformação. A chegada de marcas chinesas, como…

Gabriel Schmoller
Notícias Chegou no Brasil: o elétrico de 517 cv da Audi que vai virar referência

A Audi acaba de trazer ao Brasil o novo SQ6 Sportback e-Tron, um SUV-cupê elétrico…

Gabriel Schmoller
Notícias Caoa Chery Tiggo 7 2026: preços, novidades, ficha técnica e muito mais

O Caoa Chery Tiggo 7 2026 chega ao mercado brasileiro com importantes aprimoramentos, mantendo o…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Honda HR-V híbrido flex promete revolucionar o mercado brasileiro em 2028

A Honda prepara uma virada histórica em sua presença no Brasil. O tão aguardado HR-V…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário