10 carros europeus clássicos para comprar hoje e esperar valorizar!

Se você é um amante de carros clássicos europeus, prepare-se para se apaixonar ainda mais. Neste artigo, vamos apresentar os 10 carros Europeus clássicos para comprar hoje e esperar valorizar e mostrar como investir em um deles pode ser uma excelente opção para quem busca lucrar no futuro. São veículos que marcaram época e continuam encantando os apaixonados por automóveis.

Então, se você está em busca de um carro que alie história, beleza e valorização, não perca essa oportunidade de conhecer as nossas indicações. Vamos lá!

Tabela de Carros Europeus clássicos para comprar hoje e esperar valorizar

Tabela com país e ano de cada um dos carros Europeus clássicos:

Carros EsportivosPaís de OrigemAno de Lançamento
Volkswagen Golf GTI MK2Alemanha1984
Porsche 928Alemanha1977
Lancia MontecarloItália1975
BMW E31 850iAlemanha1990
Alfa Romeo SZItália1989
Lotus Esprit V8Reino Unido1996
Aston Martin V8 Vantage VolanteReino Unido1986
BMW M1Alemanha1978
Jaguar E-Type Series 1Reino Unido1961
Aston Martin DB5Reino Unido1963

Carros muito clássicos que valem a pena até hoje!

10 carros Europeus clássicos para comprar hoje e esperar valorizar

Tantos tipos de carros esportivos percorreram as estradas do mundo desde que o primeiro saiu da linha de produção em 1914. Hoje em dia, muitos entusiastas de automóveis dividem instintivamente os carros esportivos em três categorias: americanos, europeus e japoneses.

10 carros europeus clássicos para comprar hoje e esperar valorizar!
Alguns dos carros europeus clássicos – Fonte/Reprodução: Montagem original.

Ao longo das décadas, tem havido tantos exemplos de carros clássicos impressionantes de uma variedade de fabricantes com sede no Reino Unido, Itália, França e, claro, Alemanha. Neste artigo, destacaremos alguns dos carros esportivos mais emblemáticos da Europa.

Se você tem um fundo para dias chuvosos escondido em algum lugar, esses são os veículos que você deve considerar saquear para comprar.

Quais são os 10 carros europeus clássicos?

Os 10 carros europeus clássicos são:

Volkswagen Golf GTI MK2

Não há melhor maneira de começar uma lista de carros esportivos europeus do que com um VW Golf. Esses hot hatches são um dos carros mais populares de todos os tempos, graças à sua acessibilidade, dirigibilidade e durabilidade. Eles enfeitaram as estradas do mundo por apenas 50 anos e existiram em uma variedade de formas durante esse tempo.

Volkswagen Golf GTI MK2
Um dos hatches mais famosos – Fonte/Reprodução: Wikipédia.

A variante mais famosa do Golf é o GTI, que apareceu em 1976 durante a produção da primeira geração. É o MK2 Golf GTI que recomendamos nesta lista de carros esportivos europeus clássicos. Este hatchback esportivo teve uma corrida de nove anos que começou em 1984 e se tornou um ícone do automobilismo dos anos 80. Você pode comprar exemplos limpos deste carro por menos de $ 11.000 (R$ 54 mil) hoje.

Porsche 928

A Porsche lançou o modelo 928 em 1977 e o carro permaneceu em produção por dezoito anos, o que é uma prova de quão popular era entre os motoristas. Este carro esportivo com tração traseira e motor dianteiro foi o primeiro V8 que a Porsche produziu e foi originalmente visto como o substituto do 911.

Porsche 928
Um Porsche histórico – Fonte/Reprodução: Porsche.

O layout não caiu muito bem com os puristas da Porsche, mas o carro tinha apelo suficiente com os motoristas que o fabricante alemão perseverou com o modelo. O Porsche 928 inicial tinha um motor V8 de 4,5 litros com uma potência de 219 cv. Não muito ruim para um carro dos anos 70, mas o 928 evoluiu muito ao longo de sua vida útil.

Em meados dos anos 90, havia uma edição GTS com um motor de 5,4 litros que produzia 345 cv e 51 kgfm de torque. Embora esse modelo específico valha o resgate de um rei hoje em dia, você pode comprar um Porsche 928 de modelo básico antigo por uma média de US $ 20.000 (R$ 98.600).

Lancia Montecarlo

Este carro esportivo projetado pela Pininfarina é uma espécie de gosto adquirido. Sua aparência quadrada e estilo característico atraem um certo tipo de entusiasta de carros. Quem é fã do DeLorean DMC-12 também pode ser fã deste esportivo italiano.

Lancia Montecarlo
Um carro icônico – Fonte/Reprodução: Wikipédia.

A Lancia revelou o Montecarlo em 1975 como o “Montecarlo Beta” e teve um curto prazo antes de a produção ser interrompida por um período de dois anos. O carro reapareceu em 1980, tendo abandonado o “Beta”, e com uma pequena reforma.

Se o Lancia Montecarlo é o seu tipo de carro esportivo europeu, você não precisará cavar muito fundo no bolso. Você pode escolher um modelo por menos de $ 6.000 (R$ 29.580), embora eles tendam a custar em média aproximadamente $ 17.500 (R$ 86.275).

BMW E31 850i

Houve muitos modelos especiais da BMW ao longo dos anos, e a icônica série E31 é uma das melhores que o fabricante alemão já produziu. O modelo original da Série 8 substituiu a Série 6 em 1990. A produção durou nove anos e a BMW produziu várias variantes.

BMW E31 850i
Um dos melhores esportivos da história – Fonte/Reprodução: BMW.

Um modelo altamente recomendado é o 850i. Este BMW bestial veio com um motor M70B50 de 5,0 litros e produzia 300 cv. Isso não é ruim para um carro de 1990. Havia opções automáticas e manuais disponíveis e, além de sua potência e design externo impressionante, era um carro confortável e luxuoso internamente.

Uma versão automática custará $ 21.500 (R$ 105.995) hoje. Um manual é mais caro, com um preço médio pedido de $ 33.500 (R$ 165.155).

Alfa Romeo SZ

Quando a Fiat comprou a Alfa Romeo em meados dos anos 80, eles queriam rejuvenescer o legado esportivo da marca. A resposta foi o Alfa Romeo SZ, e a edição conversível posterior chamada de “RZ”. O SZ, ou Sprint Zagato, teve uma curta produção de apenas dois anos.

Alfa Romeo SZ
O ressurgimento da marca nos anos 80 – Fonte/Reprodução: Alfa Romeo.

Apesar de ter apenas um breve período de produção, o SZ continua sendo um carro esportivo muito reconhecível. Tem um estilo único que de alguma forma parece aerodinâmico e quadrado ao mesmo tempo.

O Alfa Romeo SZ vinha com um V6 de 3,0 litros e tinha uma potência de 207 cv. Era um carro de motorista e é muito procurado até hoje. Você faria bem em conseguir um nos Estados Unidos por cerca de US $ 60.000 (R$ 295.800).

Lotus Esprit V8

O Lotus Esprit era um elegante carro esportivo produzido no Reino Unido entre 1976 e 2004. Após vinte anos de produção, a Lotus lançou o Esprit V8 como parte da Série 4.

Lotus Esprit V8
Um carro histórico – Fonte/Reprodução: Wikipédia.

Esta edição de carro esportivo britânico veio com o motor Lotus Type 918 V8 que tinha 350 cv, e continua sendo um veículo incrivelmente atraente. Um V8 de 1998 foi vendido recentemente por $ 76.500 (R$ 377.145), provando que ainda são carros caros, mas valem cada centavo.

Aston Martin V8 Vantage Volante

A Aston Martin teve um longo caso de amor com a franquia James Bond, com muitos modelos diferentes aparecendo nos thrillers de espionagem ao longo dos anos. Um carro que aparece em The Living Daylights e No Time To Die é o V8 Vantage Volante.

Aston Martin V8 Vantage Volante verde

Alguns se referem a este clássico velocista britânico como um carro esportivo, a Aston Martin o classificou como um supercarro, mas também tem a aparência de um muscle car. A produção durou quatro anos no final da década de 1980, mas foi o suficiente para consolidar esse modelo nos livros de história.

No entanto, você pode querer vender sua coleção de DVDs de James Bond se quiser um desses carros atemporais em sua coleção, já que eles rendem muito dinheiro hoje em dia. Um Volante conversível foi vendido recentemente por quase US$ 185.000 (R$ 912.050).

BMW M1

O M1 parece um estranho híbrido do estilo tradicional da BMW e do supercarro italiano. Isso porque a montadora alemã conseguiu ajuda da Lamborghini com este modelo. Este carro dos anos 70 era um modelo de homologação, o que levou a apenas 399 modelos de estrada. Isso os tornou um carro muito procurado desde o primeiro dia.

BMW M1
Um carro caro e clássico – Fonte/Reprodução: BMW.

O M1 foi o primeiro carro com motor central produzido pela BMW e também o primeiro carro da BMW M. Seu motor de 3,5 litros produzia poderosos 273 cv e uma velocidade máxima de 264 km/h.

Esses carros clássicos da BMW M são vendidos por um preço médio de mais de meio milhão de dólares atualmente, algo em torno de R$ 1.122.950. É um dos carros Europeus clássicos para comprar hoje e esperar valorizar.

Jaguar E-Type Series 1

Para muitos, o Jaguar E-Type foi o carro esportivo mais icônico da década de 1960. Este pequeno foguete chegou às estradas em 1961. A primeira geração teve uma corrida de sete anos e passou por uma reformulação em 1964, que o viu receber uma atualização do motor de 3,8 litros para 4,2 litros. Ambas as variantes tinham 265 cv e uma velocidade máxima de 240 km/h.

Jaguar E-Type Series 1
Um Jaguar histórico – Fonte/Reprodução: Wikipédia.

No entanto, a última variante produziu um torque extra de 6 kgfm. O E-Type não era só poder, no entanto. Era um veículo de design bonito que muitos entusiastas consideram o melhor dos carros dos anos 60. Um modelo em excelentes condições vale seu peso em ouro, mas ocasionalmente aparecem modelos de projetos em potencial que custam US$ 20.000 (R$ 98.600) ou menos.

Aston Martin DB5

A Aston Martin lançou o DB5 em 1963 e foi um sucesso instantâneo. Um ano depois, apareceria no filme de Bond, Goldfinger, que o consolidaria como o carro britânico mais famoso de todos os tempos. E não apenas parecia bom.

Aston Martin DB5
O carro britânico mais famoso de todos – Fonte/Reprodução: Aston Martin.

O DB5 tinha um motor de 4,0 litros que lhe dava 282 cv e uma velocidade máxima de 232 km/h. Infelizmente, este carro é inatingível para muitos. Mas se você tem um milhão sobrando por aí, este é um carro no qual você deve investir hoje.

Por que esses carros europeus clássicos?

Esses carros europeus clássicos são considerados “clássicos” porque marcaram época em suas respectivas décadas e se tornaram ícones da indústria automobilística europeia. Além disso, muitos deles foram produzidos em edições limitadas, o que aumenta ainda mais seu valor de mercado.

Quais são as características desses carros europeus clássicos?

Cada um desses carros europeus clássicos possui características únicas que os tornam especiais. Por exemplo, o Volkswagen Golf GTI MK2 é conhecido por ser um dos primeiros hot hatches da história, enquanto o Aston Martin DB5 ficou famoso por ser o carro do agente secreto James Bond.

Por que esses carros europeus clássicos são uma boa opção de investimento?

Esses carros são uma boa opção de investimento porque, além de serem considerados clássicos, sua produção foi limitada, o que faz com que sejam raros e valorizados pelos colecionadores. Além disso, muitos desses modelos possuem um design atemporal e são considerados verdadeiras obras de arte sobre rodas.

Quais são os preços desses carros europeus clássicos?

Os preços desses carros variam bastante, dependendo do modelo e do estado de conservação. Por exemplo, um Aston Martin DB5 em bom estado pode chegar a custar mais de 1 milhão de dólares, enquanto um Volkswagen Golf GTI MK2 pode ser encontrado por cerca de 20 mil dólares.

Onde encontrar esses carros europeus clássicos à venda?

Esses carros podem ser encontrados à venda em leilões especializados em carros clássicos, em sites de vendas de carros antigos ou em lojas especializadas em automóveis de luxo.

Vale a pena investir nesses carros europeus clássicos?

Investir nesses carros europeus clássicos pode ser uma boa opção para quem tem dinheiro sobrando e quer diversificar seus investimentos. No entanto, é importante lembrar que esse tipo de investimento exige cuidados especiais, como manutenção constante e armazenamento adequado, além de não oferecer garantias de retorno financeiro.

Deixe a sua opinião sobre essa notícia logo abaixo, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias SUVs de R$ 200 mil: BYD Song Pro ou Hyundai Creta? A resposta surpreende

O mercado automotivo brasileiro vive um momento de transformação. A chegada de marcas chinesas, como…

Gabriel Schmoller
Notícias Chegou no Brasil: o elétrico de 517 cv da Audi que vai virar referência

A Audi acaba de trazer ao Brasil o novo SQ6 Sportback e-Tron, um SUV-cupê elétrico…

Gabriel Schmoller
Notícias Caoa Chery Tiggo 7 2026: preços, novidades, ficha técnica e muito mais

O Caoa Chery Tiggo 7 2026 chega ao mercado brasileiro com importantes aprimoramentos, mantendo o…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Honda HR-V híbrido flex promete revolucionar o mercado brasileiro em 2028

A Honda prepara uma virada histórica em sua presença no Brasil. O tão aguardado HR-V…

Gabriel Schmoller
Notícias 5 carros incríveis que deveriam estar à venda no Brasil agora

O mercado automotivo brasileiro está sempre em expansão, mas ainda há lacunas claras na oferta…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário