O que é batida de biela? O que fazer, o que causa e como consertar?
A batida de biela pode ser um problema grave em motores de carros e é causada pela falta de lubrificação adequada. Esse ruído persistente de batida pode indicar um problema sério no motor. A seguir, vamos explorar o que é batida de biela, o que a causa e como você pode consertá-la.
A batida de biela é um som de batida ou pancada que ocorre dentro dos componentes internos do motor, especificamente, refere-se a um ruído distintivo que surge das bielas responsáveis por conectar os pistões ao virabrequim. O som é causado pelo excesso de jogo ou “folga” nos mancais da biela, que são os componentes que permitem que as bielas se movam suavemente no diário do virabrequim.
O principal culpado por essa batida é a falta de lubrificação adequada. Sem lubrificação adequada, os mancais da biela podem se desgastar ao longo do tempo, levando a um aumento na folga entre a biela e o virabrequim. Essa folga resulta no som de batida quando a biela bate contra o virabrequim durante a operação do motor.

Vários fatores podem contribuir para uma lubrificação insuficiente e subsequente batida da biela. Uma causa comum é o óleo do motor antigo ou deteriorado. Com o tempo, o óleo do motor se deteriora e perde eficácia, tornando-se menos capaz de fornecer a lubrificação adequada às peças móveis. Outro fator é o baixo nível de óleo, que pode ocorrer devido a vazamentos, queima de óleo ou negligência na realização das trocas regulares de óleo.
Para consertar a batida de biela, o primeiro passo é identificar a causa subjacente. Comece verificando o nível e a condição do óleo do motor. Se o nível de óleo estiver baixo, adicione a quantidade adequada recomendada pelo fabricante do veículo. No entanto, simplesmente adicionar óleo não resolverá o problema se o óleo estiver ruim ou se os mancais tiverem desgaste excessivo. Uma vez que você ouça uma batida, o motor está próximo de causar danos catastróficos.
Na maioria dos casos, reparar a batida da biela exigirá a substituição dos mancais da biela. Essa tarefa é mais complexa e geralmente requer conhecimento técnico profissional. Envolve desmontar parte do motor para acessar as bielas e os mancais. Uma vez que os mancais antigos são removidos, novos são colocados no motor, garantindo folgas adequadas e melhorando o desempenho do motor.
Em alguns casos, a batida da biela pode indicar danos mais graves ao motor, como uma biela ou virabrequim dobrado. Esses problemas exigem uma inspeção minuciosa e reparos potencialmente mais extensos. Portanto, é essencial consultar um mecânico qualificado ou profissional automotivo que possa diagnosticar com precisão o problema e recomendar o curso de ação apropriado.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
