Governo pode cortar impostos para reduzir os preços dos carros
O governo brasileiro está estudando a possibilidade de cortar impostos para reduzir os preços dos carros e, assim, incentivar o mercado automotivo. A medida vem sendo discutida há tempos e amanhã, no Dia da Indústria Automotiva, espera-se que seja anunciado qual será o plano adotado pelo governo.
De acordo com fontes próximas ao assunto, a intenção é reduzir o IPI e o ICMS, impostos federais que incidem sobre o valor dos veículos. A ideia é aplicar a redução para carros até R$ 100 mil, mas ainda não há informações sobre a porcentagem que será cortada.
Além disso, é necessário que o governo articule com os governadores para que a medida seja efetivada, o que pode ser um processo complexo. Outra opção discutida é a liberação do FGTS para a compra de carros novos. No entanto, essa medida enfrenta resistência do Ministério do Trabalho, já que atualmente o fundo só pode ser utilizado para a compra de imóveis.

A expectativa é que o anúncio oficial seja feito amanhã e torce-se para que as medidas adotadas surtam efeito na redução dos preços dos carros, principalmente nos modelos de entrada, tornando-os mais acessíveis aos consumidores.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
