Regras de emissões deixarão veículos mais caros e piores, alerta ACEA
A indústria automobilística europeia está preocupada com as novas normas Euro 7 de emissões de poluentes, já que o cumprimento dessas regras cada vez mais restritivas pode ter um impacto significativo nos preços dos veículos. As montadoras têm tentado produzir carros menos poluentes, como aqueles com turbo e injeção direta de combustível. No entanto, essas mudanças têm aumentado o custo dos veículos.
De acordo com a Comissão Europeia, as novas normas Euro 7 entrarão em vigor em 2025 para carros e veículos comerciais. O impacto no custo de produção deve ficar entre 180 a 450 euros para automóveis e comerciais leves e pode chegar até a 2.800 euros para caminhões e ônibus. Entretanto, um estudo encomendado pela Associação que reúne os fabricantes de veículos instalados na Europa (ACEA) mostrou que o custo real para os carros e vans com motor de combustão interna será de cerca de 2.000 euros e para caminhões e ônibus a diesel será perto de 12.000 euros. Esses valores são de 4 a 10 vezes superiores às estimativas da Comissão Europeia.

Vale ressaltar que essas estimativas incluem apenas custos diretos de fabricação, principalmente para equipamentos e investimentos, não correspondendo aos preços finais do consumidor. Além disso, segundo o estudo da ACEA, as novas normas gerarão ainda mais custos indiretos, como um maior consumo de combustível ao longo da vida útil do veículo, que poderá aumentar os custos em torno de 3,5%.
A indústria automobilística europeia questiona a proposta do Euro 7 e acredita que a transição para a eletrificação e substituição dos veículos mais antigos por modelos Euro 6 mais eficientes geraria maiores benefícios ambientais e de saúde. A diretora geral da ACEA, Sigrid de Vries, afirma que a proposta do Euro 7 não é a maneira certa de fazer isso, pois teria um impacto ambiental extremamente baixo a um custo extremamente alto.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
