Civic Type R ou GR Corolla? Como são os hot hatches que chegam em breve
Os dois sedãs médios mais populares do mercado brasileiro, Honda Civic e Toyota Corolla, já não disputam mais em pé de igualdade. Isso porque o Civic agora só é oferecido na versão híbrida, cujo preço é cerca de R$ 40.000 mais elevado que o Corolla Hybrid. Mas a rivalidade entre as marcas promete ficar acirrada nos próximos meses com o lançamento dos hatches esportivos Honda Civic Type R e Toyota GR Corolla, ambos com mais de 300 cv, câmbio manual e previsão de chegada às concessionárias brasileiras até julho.
Apesar de ambos serem hatches esportivos, eles têm estilos bastante diferentes. O Civic Type R é maior e mais largo, medindo 4,59 m de comprimento e 1,89 m de largura, enquanto o GR Corolla é mais compacto, com 4,11 m de comprimento e 4 cm mais estreito que o Civic. O design do Honda tem uma traseira alongada, enquanto a carroceria do Toyota tem um jeitão mais tradicional de hatch.
Ambos os modelos têm grande destaque na dianteira com uma generosa grade que melhora a aerodinâmica e o arrefecimento. Enquanto o Toyota tem duas tomadas de ar exclusivas para resfriar o sistema de freios, a Honda utiliza um conjunto da Brembo com pinças de 4 pistões e discos ventilados na dianteira. O GR Corolla também utiliza pinças de 4 pistões e discos ventilados nas quatro rodas.
O Honda Civic Type R conta com motor 2.0 turbo aprimorado da geração anterior, com 330 cv a 6.300 rpm e torque entre 2.000 a 4.000 rpm. Já o Toyota GR Corolla é equipado com um motor de três cilindros 1.6 turbo que gera 304 cv a 6.500 rpm e 37,7 kgfm de torque de 3.000 a 5.500 rpm.

Os dois modelos têm câmbio manual de seis marchas com relações curtas e curso reduzido da alavanca, além da função Rev Match para elevar a rotação do motor em reduções de marcha. O Civic tem tração dianteira, enquanto o GR Corolla tem tração integral variável com opções de distribuição de torque.
Na suspensão, ambos possuem conjunto independente nas quatro rodas com McPherson na dianteira. O GR utiliza suspensão traseira Double Wishbone e o Civic multilink, ambos com amortecedores adaptativos.
Por fim, no quesito interior, ambos os modelos têm bancos esportivos tipo concha com revestimento fino nos dois lados e quadro de instrumentos digital e central multimídia que fornecem todas as informações necessárias ao piloto.
Embora ainda não saibamos qual dos dois terá o melhor custo-benefício e performance no Brasil, nos Estados Unidos o Corolla tem preço inicial de US$ 35.900 (R$ 181.400) e o Civic parte dos US$ 43.990 (R$ 222.300). Com a chegada dos modelos às concessionárias brasileiras em breve, a rivalidade entre as marcas será testada e a dúvida sobre qual é o melhor será esclarecida.
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