IPVA 2022 em atraso ainda pode ser parcelado em até 10x
O governo do estado de São Paulo divulgou uma novidade que pode ajudar os motoristas que estão com dívidas de IPVA em atraso. A partir de agora, é possível parcelar o débito em até 10 vezes, uma medida que tem como objetivo estimular a quitação da dívida ativa e reduzir o número de inadimplentes.
Para parcelar as dívidas de IPVAs pendentes de 2022 ou de anos anteriores, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) abriu essa possibilidade para a população, com a expectativa de realizar 50 mil acordos de parcelamento para débitos ativos neste ano. A legislação determina que metade dos valores arrecadados vão para o município em que o veículo está licenciado. Qualquer pessoa pode realizar o parcelamento, mesmo que não seja o titular do veículo.
Para solicitar o parcelamento, basta consultar os débitos no site da PGE/SP com o número do Renavam do veículo. O sistema lista as dívidas referentes ao veículo que podem ser parceladas e, em seguida, o contribuinte pode escolher uma das condições de pagamento. É possível emitir o termo de adesão ao acordo, assim como as guias de recolhimento. Para pagar, é necessário acessar o site e efetuar o pagamento nas agências bancárias ou lotéricas.

Caso haja dúvidas, o site da Dívida Ativa oferece um canal de atendimento, além de uma área com manuais de parcelamento e de IPVA. Essa medida é uma forma de ajudar os motoristas a evitarem prejuízos como multas e recolhimento do veículo, que tem cobrança diária no pátio do Detran-SP. Com ela, espera-se que menos pessoas fiquem inadimplentes e o governo possa arrecadar mais tributos estaduais.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
