Vendas de carros 0km tem pior desempenho para maio em 7 anos
As vendas de carros zero km tiveram um desempenho abaixo do esperado no mês de maio, apontou a Fenabrave. De acordo com a entidade, foram emplacados 166.361 veículos, o que representa uma queda de 5% em relação ao mesmo período do ano passado. A situação é ainda mais preocupante quando comparada ao ano de 2020, quando muitas concessionárias permaneceram fechadas em decorrência da pandemia. Este foi o pior resultado para o mês em sete anos.
Segundo o presidente da entidade, a redução dos impostos sobre o preço dos veículos, anunciada pelo governo, não teve efeito nas compras, uma vez que foi divulgada poucos dias antes do final do mês. Ele acredita que a diminuição das vendas deve se acentuar nos primeiros dias de junho.

Mesmo assim, os números registrados em maio foram quase 10% melhores do que os do mês de abril, que teve quatro dias úteis a menos. No acumulado do ano, o mercado já é 10% superior ao mesmo período de 2022.
No que diz respeito às montadoras, a Fiat segue liderando há 29 meses consecutivos, seguida pela Volkswagen e Chevrolet. Toyota e Jeep completam o top 5. A Hyundai registrou uma queda superior a 40%, ficando na sexta posição. Já a Citroën caiu para a 12ª colocação e a Peugeot subiu para o pelotão de cima. Vale ressaltar que a Great Wall, Ram e Porsche tiveram avanços significativos e apareceram no top 20 em seus primeiros meses completos.
O mercado aguarda pelos incentivos prometidos pelo Governo Federal, que podem impulsionar as vendas de veículos novos. Entretanto, ainda não há previsão para a implementação dessas medidas.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
