Saiba como recorrer uma multa de trânsito (online e gratuito)

Multa de trânsito é uma penalidade financeira que se aplica aos motoristas que não cumprem o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Essas multas podem gerar pontos negativos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). No entanto, o motorista tem o direito de recorrer da multa caso julgue injusta a sua autuação, seja por meio administrativo ou judicial.

No recurso administrativo, o próprio motorista pode contestar a multa sem a necessidade de contratar um advogado. Ele deve apresentar uma defesa prévia à autoridade responsável pela autuação da infração, dentro do prazo de 30 dias após a expedição da notificação. É possível também converter a multa em advertência por escrito.

Para recorrer da multa pela via administrativa, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) disponibiliza um formulário que deve ser preenchido com as informações solicitadas. O motorista deve relacionar os fatos que sustentem a sua defesa no campo “Declarações”. Em seguida, o formulário deve ser impresso, assinado e digitalizado em formato PDF juntamente com a documentação solicitada no cabeçalho do formulário. Tanto o formulário quanto a documentação devem ser enviados pelo portal de multas do DNIT ou pelos Correios.

Saiba como recorrer de uma multa de trânsito (online e gratuito)
Fonte: Garagem 360.

O tempo estimado para análise do recurso administrativo é de três dias úteis para formulários apresentados digitalmente e 30 dias corridos após a data da postagem para formulários encaminhados pelos Correios. O serviço é gratuito e não há necessidade de pagar por ele.

Em suma, o motorista tem o direito de contestar a multa de trânsito que considera injusta, seja por meio administrativo ou judicial. Para o recurso administrativo, é possível apresentar uma defesa prévia à autoridade responsável ou converter a multa em advertência por escrito. O DNIT disponibiliza um formulário que deve ser preenchido e enviado pelo portal ou pelos Correios. O serviço é gratuito e não gera nenhum custo para o motorista.

Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Você vai querer ver esta CG 160 Special Edition antes de todo mundo

A Honda lançou uma versão especial da CG 160 para comemorar os 50 anos do…

Gabriel Schmoller
Notícias Volkswagen Tiguan Allspace com desconto de R$ 40 mil: vale apena comprar, ou é melhor esperar a nova geração?

O Volkswagen Tiguan Allspace voltou ao Brasil em outubro de 2023, após dois anos fora…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Renault Kwid E-Tech aparece sendo testado: veja o que ja sabemos

O novo Renault Kwid E-Tech 2025 foi flagrado em testes no Brasil, confirmando que o…

Gabriel Schmoller
Notícias Renault Duster ficou mais caro: será que está compensando? veja os preços atualizados

O Renault Duster começou o mês de outubro de 2025 com uma atualização nada animadora…

Gabriel Schmoller
Notícias BYD Dolphin Mini 2026 por preço de Fiat Pulse: único elétrico por menos de R$100 mil

O BYD Dolphin Mini 2026 acaba de surpreender o mercado automotivo brasileiro com uma redução…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário