Novo BMW M2 chegou ao Brasil, com visual e potência que impressiona

O BMW M2 é um exemplo de que a BMW quer manter o motor a combustão para os esportivos. É o mais recente modelo M que utiliza apenas gasolina. A nova geração passou por mudanças estéticas significativas e em breve será lançada no Brasil (algumas unidades já chegaram).

Esse pequeno cupê de duas portas tem um estilo único e é bastante tradicional, mesmo quando comparado ao M3. Quando dirigido, também traz lembranças do passado.

A nova geração do BMW M2: retas em vez de curvas

Comparada à geração anterior do M2, que foi lançada em 2015, a nova versão é caracterizada por preferir formas retas em vez de curvas. A grade dianteira é icônica e não se compara aos grandes modelos da marca alemã, mas apresenta ângulos retos que lembram os carros BMW lançados na virada do milênio.

Novo BMW M2 chegou ao Brasil!
O novo BMW M2 – Fonte/Reprodução: BMW.

As entradas de ar inferiores também são retangulares, lembrando uma época em que os veículos tinham formas mais angulosas devido às limitações do processo fabril.

A primeira impressão engana: a harmonia do design do BMW M2 revelada pessoalmente

Antes de ver o carro esportivo pessoalmente, o design parecia estranho. No entanto, quando vi o carro em pessoa, percebi que a escolha de design era muito mais harmoniosa. O BMW M2 é notavelmente compacto, apesar de ter 4,58 metros de comprimento, com grande parte do espaço ocupado pelo capô.

Isso faz com que o carro pareça menor do que realmente é, já que não possui portas traseiras e tem um porta-malas de apenas 390 litros. Na parte traseira, o para-choque é quadrado e os quatro escapamentos grandes e barulhentos se destacam.

Interior da nova BMW M2

Internamente, a sensação de aperto é real. O objetivo é enfatizar a esportividade, portanto não espere uma posição de condução alta ou ampla visibilidade. O motorista se acomoda em um banco baixo em formato de concha, revestido em couro de alta qualidade nas cores preto e azul. Há uma utilização significativa de fibra de carbono, especialmente na parte traseira do encosto.

Interior da nova BMW M2
Interior do carro – Fonte/Reprodução: BMW.

A segunda fileira tem apenas dois assentos, já que o túnel central que envolve o cardã (estamos falando de um carro com tração traseira) é alto e rouba todo o espaço de quem iria no meio. Mesmo os dois bancos que existem, porém, são apertados e mal cabem ocupantes adultos.

A divisão Motorsport adiciona toques tricolores aos painéis das portas e outras partes do interior, mas o restante do revestimento é bastante sóbrio, com predominância de fibra de carbono e couro. Isso dá um equilíbrio importante a um carro que é propositalmente rústico, mas que ainda assim terá um preço superior a meio milhão de reais.

A BMW pode ter optado pela praticidade ao incluir um par de telas curvas como painel de instrumentos e central multimídia, totalizando 27,2 polegadas de exibição de informações com excelente qualidade de imagem. No entanto, essas telas não têm o mesmo destaque em modelos com apelo tecnológico e futurista, como o iX.

Motor e potência da nova BMW M2

O motor utilizado pela BMW em todas as variações do M2 é o 3.0 biturbo, que já é utilizado pela fabricante há algum tempo.

Este motor de seis cilindros tem uma potência de 467 cv e torque de 56,1 kgfm, e é combinado com uma transmissão manual de seis marchas ou uma automática de oito velocidades. Tivemos a oportunidade de testar a versão com a transmissão automática de oito marchas, que está começando a ser disponibilizada no Brasil.

A transmissão automática não prejudica a experiência esportiva, pois o volante conta com borboletas atrativas e dois botões vermelhos rotulados como “M1” e “M2”, que proporcionam uma diversão única. Esses botões permitem armazenar dois modos de condução personalizados, que alteram elementos como direção, troca de marchas, resposta do acelerador e suspensão.

Devido ao teste ter sido realizado em vias públicas alemãs, o modelo “M2” não pôde ser utilizado, pois deixaria o cupê praticamente sem ajuda. Existem dez níveis de controle de tração disponíveis, mas durante os testes com o “M1”, optou-se por um nível intermediário. Porém, foi configurado o volante e os pedais, incluindo o freio, no modo mais básico possível, resultando em um desconforto confortável.

Entrando em uma Autobahn foi possível ter um gostinho da sua aceleração de 0 a 100 km/h (4,1 s, oficialmente). Além disso, o ronco intencionalmente alto na cabine torna uma besteira se preocupar com o som Hi-Fi — no modo mais manso, porém, o barulho gerado por aletas eletrônicas diminui.

O carro não tem aerofólios ou downforce, mas chama atenção por não ter rolagem, graças ao baixo centro de gravidade e à suspensão adaptativa M, que controla o fluxo de óleo em cada amortecedor em tempo real.

O efeito é notável e o modo esportivo proporciona uma rigidez interessante sem respostas agressivas, além de ter um bom comportamento dinâmico. O reforço estrutural contribui para a boa sensação geral durante a condução.

A BMW M2 no Brasil

Mas é claro que as ruas brasileiras serão desafio bem maior que o asfalto alemão, praticamente perfeito. Compradores do cupê também precisam aceitar que, em vias públicas, o carro sempre terá seu potencial represado e, quando o intuito for o conforto, não impressionará.

Ficha técnica do BMW M2 2024

  • Motor: gas., diant., long., 6 cil. em linha, 24 V, biturbo, intercooler, injeção direta, 2.993 cm³, 467 cv a 6.250 rpm, 56,1 kgfm a 2.650 rpm
  • Câmbio: automático, 8 marchas, tração traseira
  • Suspensão: duplo A (diant.), multilink (tras.)
  • Freios: discos ventilados (diant. e tras.)
  • Direção: elétrica, 11,9 (diâmetro de giro)
  • Pneus: 275/35 ZR19 (diant.), 285/30 ZR20 (tras.)
  • Dimensões: comprimento, 458,0 cm; largura, 188,7 cm; altura, 140,3 cm; entre-eixos, 274,7 cm; porta-malas, 390 l; tanque de combustível, 52 l

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Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
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