Citroën Ami é o carrinho elétrico que será vendido por aqui!

O recém-lançado Citroën do Brasil cabe apenas duas pessoas, é uma cabine fechada e quatro rodas, porém não é exatamente um carro.

Citroën Ami é o carrinho elétrico que será vendido por aqui!
O simpático Citroën Ami – Fonte/Reprodução: Citroën.

Introduzido na Europa em 2022, o Citroën Ami é oficialmente classificado como uma “opção de mobilidade” e em breve será disponibilizado no mercado brasileiro, segundo declaração oficial da Stellantis.

Citroën Ami é ideal para áreas urbanas estreitas na Europa

O carro elétrico compacto e amigável é pequeno em tamanho, medindo 2,4 metros de comprimento e 1,4 metros de largura.

Microcarros: Benefícios na Legislação e Acessibilidade de Preços
Versão especial – Fonte/Reprodução: Citorën.

Por esta razão, ele tem sido utilizado na Europa para transporte em áreas onde um carro convencional é muito grande, como em ruas estreitas de cidades turísticas na Grécia e Itália.

Microcarros: Benefícios na Legislação e Acessibilidade de Preços

Existem também benefícios em relação à legislação: devido à sua potência de 8,5 cv e torque de 4,5 kgfm, ele não é considerado um carro, o que permite que em alguns países seja conduzido por adolescentes de 14 anos. Além disso, os custos de homologação são menores, o que resulta em um preço mais acessível, que no Hemisfério Norte não ultrapassa os R$ 50.000.

Citroën não tem certeza sobre classificação de veículo elétrico no Brasil

No Brasil, a situação é mais complicada e até a Citroën não tem certeza de como o veículo será classificado pela lei.

Uma possibilidade é que ele seja considerado um quadriciclo de acordo com a Resolução 573 do Contran, a qual define veículos elétricos de cabine fechada, quatro rodas, com peso máximo de 400 kg (ou 550 kg para transporte de carga, excluindo o peso das baterias em ambos os casos) e potência até 20 cv como quadriciclos.

Citroën pode vender carro elétrico Ami para empresas em locais restritos no Brasil

A Citroën não informou ainda a forma como irá comercializar o Ami no Brasil. De acordo com Castanho, é provável que o carro seja vendido para empresas que o utilizem em locais restritos, como condomínios, shoppings e depósitos de logística.

Esses lugares são excelentes para testar sua autonomia de 75 km e sua velocidade de 0 a 45 km/h em 10 segundos, possibilitando à fabricante entender melhor seu desempenho no país.

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Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
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