Barulho na Suspensão: Descubra as Principais Causas e Como Evitá-las!

A suspensão é um dos elementos mais importantes de um veículo, responsável por garantir o conforto e a estabilidade durante a condução. No entanto, quando surgem ruídos provenientes dessa parte do carro, é necessário ficar atento, pois esses barulhos podem indicar diferentes problemas, inclusive em outras áreas do veículo.

Má fixação dos amortecedores

Um dos possíveis motivos para os ruídos na suspensão é a má fixação dos amortecedores. Quando o veículo passa por quebra-molas ou valetas e ocorre um barulho vindo da suspensão, pode ser que os amortecedores não estejam bem fixados. Embora seja um problema simples, é importante levar o carro a oficinas qualificadas e confiáveis para realizar o serviço de fixação das peças, que geralmente leva no máximo 20 minutos.

É válido ressaltar que alguns profissionais inescrupulosos podem condenar os amortecedores e sugerir sua substituição desnecessária. Portanto, é fundamental buscar locais confiáveis para evitar gastos desnecessários.

Suspensão.
Em qualquer das dúvidas, faça uma visita ao mecânico. Foto: Divulgação

Sistema de frenagem

Outra possível causa para os ruídos na suspensão é o sistema de frenagem. Se você perceber que o barulho ocorre ao frear o veículo, é provável que a origem esteja nesse sistema. O defeito e o ruído podem ser causados por uma folga na fixação das pinças de freio ou por um desgaste na união entre os pinos dos cavaletes e as pinças. Quando o sistema de frenagem não está sendo acionado, as peças se movimentam e geram atrito, resultando em barulhos incomuns.

Barras estabilizadoras

As barras estabilizadoras, quando presentes nos carros, utilizam buchas de borracha para fixação e mobilidade. O desgaste dessas buchas pode causar folga no conjunto, ocasionando oscilações no movimento das suspensões dianteira ou traseira e resultando em batidas, especialmente em trechos que exigem maior torção da carroceria ou inclinações. Portanto, o desgaste das buchas pode ser uma das causas dos ruídos na suspensão.

Pratos

Outro componente importante para a suspensão são os pratos, que servem de suporte para as molas. Com o uso contínuo do veículo, é comum que os pratos sofram deformidades e desgaste acentuado ao longo do tempo, o que pode resultar em batidas e ruídos na suspensão.

Coxim do motor

Além disso, é importante destacar que o coxim do motor também pode ser responsável pelos ruídos na suspensão. Esse componente é responsável por sustentar o peso do motor e absorver seus movimentos quando o veículo passa por buracos ou irregularidades no terreno. Se um coxim estiver quebrado, pode causar uma série de ruídos incômodos no carro.

Os barulhos na suspensão também podem ser provenientes de outros coxins, como os da própria suspensão. Essas peças são responsáveis por conectar a suspensão à carroceria e podem sofrer desgaste natural ao longo do tempo, gerando ruídos estranhos.

Bandejas

Outro elemento que pode causar ruídos metálicos e agudos na suspensão são as bandejas. Com o tempo de uso, elas podem ficar amassadas ou até mesmo trincar. Além disso, as buchas que as acompanham também sofrem desgaste natural, o que pode contribuir para a ocorrência de ruídos quando o veículo passa por pisos muito irregulares ou paralelepípedos.

Sistema de direção

Um som de batida na parte frontal do veículo pode estar relacionado ao sistema de direção. Os terminais têm a função de conectar a barra de direção às rodas. Quando há desgaste nesse componente, além do ruído, é comum que o volante vibre mais e apresente folgas.

Embora os amortecedores sejam peças hidráulicas que geralmente não produzem ruídos na suspensão, quando estão desgastados e ultrapassam sua vida útil, perdem a capacidade de filtrar as irregularidades da pista. Portanto, se você ouvir batidas secas e atrito de peças metálicas ao passar por ondulações e buracos, é possível que os amortecedores estejam desgastados e precisem ser substituídos.

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Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
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