É possível atingir metas de adoção de veículos elétricos nos prazos regulatórios? Entenda panorama mundial!

Uma nova pesquisa global encomendada pela ABB Robótica e pela revista Automotive Manufacturing Solutions, referência no setor automotivo, revelou que mais da metade (59%) das empresas acredita que a mudança para a produção de veículos puramente elétricos não é viável dentro dos prazos legislativos atuais.

Os entrevistados destacaram os desafios de adaptação a uma nova cadeia de suprimento de baterias, preocupações com os altos níveis de investimento de capital necessários, escassez de matérias-primas, infraestrutura adequada e falta de capacidade de rede.

A pesquisa apontou que 28% dos entrevistados consideram que os prazos são alcançáveis, mas também indicaram que haverá desafios significativos. Por outro lado, 18% acreditam que as metas atuais nunca serão atingidas. Apenas 11% acreditam que todas as metas regionais para a adoção de veículos elétricos até 2030-2040 são realistas.

Elétricos.
Prazo para a dominância dos carros elétricos é inatingível. Foto: Divulgação

“A indústria automotiva está ciente das pressões e dificuldades envolvidas no cumprimento dos cronogramas regionais propostos para atingir a produção total de veículos elétricos”, disse Joerg Reger, diretor global da linha de negócios automotivos da ABB Robótica.

A pesquisa também destacou os desafios envolvidos na adaptação a uma nova cadeia de suprimento de baterias, citada como uma barreira importante por 19% dos entrevistados, enquanto 16% estavam preocupados com os altos níveis de investimento de capital necessários.

A escassez de matérias-primas, a infraestrutura adequada e a falta de capacidade da rede elétrica também estavam no topo da lista de problemas a serem resolvidos. Por outro lado, a falta de infraestrutura de carregamento foi citada como a maior restrição à adoção de veículos elétricos por mais de um quarto (26%) dos entrevistados, enquanto 17% destacaram os altos preços dos veículos como a principal barreira ao crescimento dos veículos elétricos.

Para alcançar essas metas desafiadoras, a ABB Robótica tem liderado o desenvolvimento e implementação de células de produção flexíveis e modulares que são conectadas digitalmente e em rede, e atendidas por robôs móveis autônomos inteligentes. Essa automação flexível oferece uma solução para a escassez de mão de obra e pode ser ampliada ou reduzida dependendo da demanda por um veículo específico, evitando gastos significativos de capital.

Além disso, o software de programação e simulação RobotStudio da ABB permite que os usuários criem, testem e refinem a configuração de seus robôs virtualmente antes que eles sejam implantados na produção. Esse modelo flexível torna a produção mais resiliente, eficiente e rápida, dando suporte aos clientes do setor automotivo que estão introduzindo mais trens de força para veículos elétricos juntamente com a produção de motores de combustão interna.

“A pesquisa confirma os desafios do setor automotivo – que a fabricação está sob pressão e as cadeias de suprimentos interrompidas estão sob considerável pressão”, disse Daniel Harrison, analista automotivo da Automotive Manufacturing Solutions. “É provável que esse seja o ‘novo nunca normal’, o que representa desafios consideráveis para a rapidez com que o setor pode fazer a transição para a eletrificação e também para metas mais amplas de sustentabilidade da produção, especialmente durante um período de grande incerteza econômica. Além disso, dentro desse contexto, os desafios permanecem na disponibilidade e no custo da mão de obra e na rapidez com que as grandes forças de trabalho podem ser requalificadas.”

Perspectivas positivas para a fabricação sustentável

Quando questionados sobre a manufatura sustentável, os líderes do setor mostraram uma perspectiva mais positiva, com 80% acreditando que a sustentabilidade é alcançável. Apenas 4% acham que isso não é possível.

Apenas 16% dos entrevistados americanos consideram que a conformidade regulamentar é um obstáculo importante (em comparação com 7% na Europa e apenas 5% na Ásia). No entanto, quase um quarto (24%) de todos os entrevistados sugeriu que o alto investimento de capital necessário era o principal desafio para se obter uma produção sustentável.

Com os robôs se tornando cada vez mais acessíveis, integráveis e fáceis de usar – especialmente com o desenvolvimento de robôs colaborativos e softwares como o RobotStudio da ABB, que agiliza o planejamento e a programação – a automação será o principal facilitador para a produção sustentável.

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Gabriel May Oechsler
Redator online do portal Agora Motor, tem 21 anos e está sempre antenado no universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou sua jornada no site Agora Motor em 2022, trabalhando com pesquisas extensas e escritas de artigos e notícias sobre carros, motos, etc.
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