Honda Africa Twin sofre atualização para a linha 2024 na Europa!
A Honda Motors Europe anunciou oficialmente o lançamento das atualizações da linha 2024 das motocicletas CRF1100L Africa Twin e CRF1100L Africa Twin Adventure Sports nos mercados europeu e britânico. Os rumores sobre essas atualizações já circulavam há algum tempo e, de fato, ambos os modelos passaram por mudanças significativas. Algumas atualizações são aplicadas em toda a família CRF1100L Africa Twin, enquanto outras são específicas para cada modelo.
Para os entusiastas do motor bicilíndrico de 1.084 cm3 da CRF1100L Africa Twin, a boa notícia é que ele continua presente na moto. No entanto, a Honda fez ajustes para o ano modelo 2024, resultando em um aumento de torque para 11,2 kgfm, com uma faixa de rotação mais ampla em comparação com a versão anterior. Agora, esse torque é alcançado a partir de 5.500 rpm, ao invés de 6.250 rpm como antes.

Além disso, a Honda fez outras modificações importantes no motor, como a alteração da taxa de compressão de 10,1:1 para 10,5:1, ajuste do tempo de abertura e fechamento das válvulas, retrabalho no coletor de admissão e otimização das configurações da unidade de controle do motor (ECU), visando melhorar o desempenho geral. Portanto, embora seja o mesmo motor, foram feitos ajustes significativos. Essas alterações se aplicam a toda a linha 2024 CRF1100L Africa Twin.
Anteriormente, a suspensão semi-ativa Showa Electronically Equipped Ride Adjustment (EERA) estava disponível apenas na CRF1100L Africa Twin Adventure Sports. No entanto, para 2024, essa tecnologia também foi incorporada à Africa Twin padrão. Além disso, a Africa Twin 2024 agora conta com pneus Metzeler Karoo Street sem câmara, um novo para-brisa maior e ajustável em cinco posições, além de uma carenagem dianteira redesenhada.
Já a CRF1100L Africa Twin Adventure Sports recebeu ainda mais atualizações para o ano modelo 2024. Entre elas, destacam-se uma nova roda dianteira de 19 polegadas, um pneu dianteiro mais largo e uma redução de 20 mm no curso da suspensão. Vale ressaltar que a suspensão semi-ativa Showa EERA é um item de série na Adventure Sports.
Além disso, a CRF1100L Africa Twin Adventure Sports 2024 também recebeu o mesmo novo para-brisa maior e ajustável presente na CRF1100L Africa Twin. Em conjunto com esse para-brisa, houve um redesenho na carenagem dianteira. Para garantir conforto e redução da fadiga durante longas viagens, a Honda adicionou um novo assento com espuma de uretano 15 mm mais espessa do que a versão anterior.
Com a mudança para uma roda dianteira de 19 polegadas, a Honda CRF1100L Africa Twin Adventure Sports 2024 também teve sua altura de assento reduzida, o que a torna mais acessível para uma gama maior de pilotos. Enquanto a altura do assento na Adventure Sports 2023 variava de 850 a 870 mm com a suspensão Showa EERA, a versão 2024 agora possui uma altura de assento entre 835 mm e 855 mm. Essa medida pode ser ainda mais reduzida para 795 mm com a opção de assento baixo disponível como acessório. Vale ressaltar que a altura do assento da Honda CRF1100L Africa Twin 2024 padrão permanece inalterada. As alterações são aplicadas apenas à Adventure Sports.
No Reino Unido, o preço sugerido para a Honda CRF1100L Africa Twin 2024 é de £13.199, o que equivale a aproximadamente R$83.300 na conversão direta. Já a CRF1100L Africa Twin Adventure Sports 2024 tem um preço inicial sugerido de £17.599 (R$111.000). Ainda não há informações sobre a disponibilidade dessas atualizações no mercado brasileiro, uma vez que a Honda Africa Twin também é montada no Brasil.
Com essas atualizações emocionantes para os modelos CRF1100L Africa Twin e CRF1100L Africa Twin Adventure Sports, a Honda Motors Europe está se consolidando como líder no segmento de motocicletas off-road de alta performance, oferecendo aos pilotos uma experiência ainda mais empolgante e confortável. Aguardamos ansiosamente pela chegada dessas atualizações ao mercado brasileiro, para que os entusiastas das trilhas e aventuras sobre duas rodas possam desfrutar de toda a potência e tecnologia que essas motos têm a oferecer.