Argentina atinge a marca de 20 milhões carros fabricados em 70 anos!

A indústria automobilística da Argentina, que é a segunda maior da América do Sul, alcançou um marco histórico ao produzir 20 milhões de veículos. Esses números foram divulgados pela ADEFA, que coleta informações sobre o mercado local desde 1951.

Indústria automobilística argentina alcança a marca de 20 milhões de veículos produzidos!

No processo de produção doméstica, empresas como Autoar, Mercedes-Benz e o grupo Kaiser foram líderes pioneiras.

O próprio governo argentino também teve um papel importante e lançou muitos planos de incentivo ao longo dos anos, alguns com sucesso e outros nem tanto. Apesar dos altos e baixos, a Argentina já produziu vários tipos de veículos e nos últimos anos se concentrou na fabricação de picapes médias.

A história da produção de veículos na Argentina até o recorde de 1973

Em 1965, a Argentina produziu 194.536 veículos e ficou em 12º lugar entre os maiores produtores do mundo. Naquela época, havia 34 modelos diferentes de carros de passeio e 32 de veículos comerciais fabricados no país.

Argentina atinge a marca de 20 milhões carros fabricados em 70 anos!
Fábrica da Fiat nos anos 60 na Argentina – Fonte/Reprodução: Divulgação.

Em 1969, a produção ultrapassou a marca de 200 mil unidades (218.590) e, em 1973, atingiu um recorde de 293.742 veículos fabricados, que permaneceu por 20 anos, indicando uma estagnação no setor.

A Lei de Reconversão Automotiva e as ameaças às empresas automotivas no Brasil

No ano de 1979, a Lei de Reconversão Automotiva foi aprovada e encerrou a fase protecionista do país. A entrada de carros importados revelou as deficiências tecnológicas, de design e de equipamentos dos carros fabricados localmente.

A abertura econômica unidirecional, a desvalorização cambial e a dificuldade em alcançar grandes volumes de produção para reduzir custos ameaçaram as empresas automotivas estabelecidas na Argentina.

A crise da indústria automobilística na Argentina nos anos 80!

Cada fabricante teve uma resposta diferente: alguns investiram pesadamente para atualizar modelos e linhas de produção, enquanto outros se fundiram para continuar no mercado. Algumas empresas fecharam as portas. Mais de 20% do mercado local foi monopolizado por importações.

As fabricantes de automóveis que sobreviveram atualizaram suas linhas com o tempo, mas enfrentaram uma economia em recessão e uma produção que não ultrapassou 200.000 unidades anuais ao longo da década de 1980 (com exceção de 1980).

Argentina planeja quadruplicar produção de veículos até 2030 e aumentar sua participação no PIB industrial!

Cinco fabricantes (Renault, Nissan, Volkswagen, Ford e Toyota) já se especializaram na produção de picapes na Argentina, e em média 70% do que é produzido é exportado. Além disso, o país também produz modelos como Fiat Cronos, Volkswagen Taos, Peugeot 208, Chevrolet Tracker e Cruze.

Argentina planeja quadruplicar produção de veículos até 2030 e aumentar sua participação no PIB industrial!
Desde 1997 é produzida Hylux na Argentina – Fonte/Reprodução: Divulgação.

A Argentina tem planos de quadruplicar sua produção até 2030, empregando 1,3 milhão de pessoas e aumentando sua participação no PIB industrial para 14%, com exportações de 46 bilhões de dólares.

Deixe a sua opinião sobre essa notícia logo abaixo, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Fiat Cronos Precision 2026 surpreende: cinco motivos que podem te convencer a comprar

O Fiat Cronos Precision 2026 chega reafirmando o compromisso da marca italiana em oferecer um…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Dolphin 2026 surpreende com item inédito e visual repaginado

O Dolphin 2026 chega com mudanças importantes que mostram a evolução da BYD no segmento…

Gabriel Schmoller
Notícias Nova Honda PCX 2026 chega com novidades, preço atualizado e ficha técnica completa

A nova Honda PCX 2026 chega ao mercado brasileiro mantendo o posto de scooter mais…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Corolla 2026 apresentado cheio de novidades e com versão de até 400 cv

O Toyota Corolla está prestes a entrar em uma nova fase tecnológica e de desempenho….

Gabriel Schmoller
Notícias 5 marcas de carros que o Brasil sente falta e deveriam voltar logo

O Brasil é um dos maiores mercados automotivos do mundo e, mesmo com a chegada…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário