Rimac Nevera bate recorde mundial ao andar quase 300 km/h de ré!
O Rimac Nevera é uma verdadeira máquina. Este hipercarro elétrico de 1.914 cavalos de potência tem superado recordes de velocidade, desde se tornar o carro elétrico mais rápido do mundo até dominar o Nürburgring em pouco mais de 7 minutos, e muitos outros.
Então, a equipe da Rimac teve que ser criativa para encontrar um novo desafio, mas conseguiram. Desta vez, o Rimac Nevera estabeleceu um recorde mundial do Guinness para a maior velocidade em marcha a ré.
Essa incrível façanha viu o Nevera atingir uma velocidade máxima de 275,7 km/h marcha a ré. No vídeo a bordo abaixo, você pode ver a vista do cockpit à medida que a paisagem se afasta cada vez mais rapidamente. Os dados do veículo também são fascinantes de observar, com o torque sendo distribuído entre as rodas dianteiras e traseiras, e a correção de direção à medida que o carro se move ligeiramente para fora da linha central. É tudo um tanto desconcertante.
Então, como a Rimac se viu direcionando a traseira do Nevera para um recorde tão peculiar? “Durante o desenvolvimento, nos ocorreu que o Nevera provavelmente seria o carro mais rápido do mundo em marcha a ré, mas meio que rimos disso”, disse Matija Renić, engenheiro-chefe do programa Nevera.

“Afinal, a aerodinâmica, refrigeração e estabilidade não foram projetadas para se deslocar rapidamente marcha a ré. Mas depois começamos a conversar sobre como seria divertido tentar. Nossas simulações mostraram que poderíamos atingir bem mais de 240 km/h, mas não tínhamos muita ideia de quão estável seria – estávamos entrando em território desconhecido.”
Conheça os carros mais rápidos do mundo
É difícil imaginar dirigir marcha a ré a essas velocidades, e como o piloto de testes da Rimac, Goran Drndak, pode confirmar, é uma experiência estranha. “Durante a corrida em si, definitivamente foi preciso se adaptar”, disse Drndak. “Você está olhando diretamente para trás, vendo a paisagem se afastar cada vez mais rapidamente, sentindo seu pescoço sendo puxado para frente com quase a mesma sensação que você normalmente teria durante uma frenagem intensa.

Você gira o volante com muita suavidade, tendo cuidado para não desequilibrar o carro, observando sua trajetória e o ponto de frenagem pelo retrovisor, ao mesmo tempo em que mantém um olho na velocidade. Apesar de ser quase completamente contraproducente em relação à forma como o carro foi projetado, o Nevera conquistou mais um recorde.”
O Rimac Nevera de $2,2 milhões é impulsionado por quatro motores individuais, que lhe conferem um total de 1.914 cavalos de potência e 240 kgf.m de torque. Quando dirigido para frente, é capaz de acelerar de 0 a 60 em apenas 1,7 segundos, de 0 a 100 em 3,21 segundos e de 0 a 200 em pouco menos de 11 segundos. Ele estabeleceu um recorde de velocidade máxima de 412,3 km/h. Sua bateria de 120 kWh oferece uma autonomia de 563 km no ciclo de teste WLTP da Europa.
Fonte: Rimac