Volta do imposto para elétricos deve aumentar importação do México!

Imposto de importação para carros elétricos e híbridos retorna em janeiro de 2024

O mercado nacional de carros elétricos e híbridos sofrerá mudanças significativas a partir de janeiro de 2024. Isso porque o imposto de importação, que havia sido suspenso, voltará a ser aplicado a quase todos os produtos desses segmentos.

No Brasil, apenas alguns modelos são produzidos localmente, como os Toyota Corolla e Corolla Cross, que são híbridos. Já os modelos Tiggo 5x e Tiggo 7, da Caoa Chery, utilizam o sistema MHEV de 48V, e ainda não se sabe se serão tributados como importados.

Carro elétricos importados serão taxados para “proteger o mercado nacional”
Mustang Mach-E.
Novo Mustang Mach-E chega ao Brasil. Foto: Divulgação

A boa notícia é que alguns carros híbridos e elétricos importados do México estarão livres do imposto de importação, graças ao acordo comercial vigente com o país da América do Norte. Isso inclui o Ford Mustang GT Performance e o Audi Q5 2.0 TFSI, que são eletrificados mexicanos.

Outro destaque é a picape Ford Maverick Hybrid, que também não será afetada pelo imposto. Além disso, o Mercedes-Benz GLB 200, vendido com motor 1.3 Turbo e tecnologia MHEV, continuará sendo importado sem a incidência do imposto.

Essa mudança no cenário deve se intensificar nos próximos anos. A GM, por exemplo, planeja trazer do México os elétricos Chevrolet Equinox e Blazer, assim como a picape Silverado E no futuro.

Além disso, a Volkswagen está considerando importar um carro compacto elétrico do México. E algumas montadoras, como a Kia, podem mudar a origem de seus carros vendidos no Brasil para evitar o imposto.

Teste Ford Maverick Hybrid: Consumo de Carro Popular E Autonomia de Diesel. Confira mais detalhes!
Ford Maverick Hybrid.

Vale ressaltar que várias montadoras possuem fábricas no México e estão planejando lançar carros elétricos e híbridos no mercado brasileiro, aproveitando a isenção do imposto de importação.

Até mesmo a Tesla, famosa fabricante de carros elétricos, está se preparando para produzir seus veículos no México, o que promete trazer mais opções eletrificadas para os consumidores brasileiros no futuro próximo.

Com o retorno do imposto de importação para carros elétricos e híbridos em 2024, é importante ficar atento às mudanças no mercado automotivo e acompanhar as novidades que surgirão nos próximos anos. Afinal, essa é uma tendência global e o Brasil não pode ficar de fora da revolução dos veículos eletrificados.

Avalie esse artigo

Gabriel May Oechsler
Redator online do portal Agora Motor, tem 21 anos e está sempre antenado no universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou sua jornada no site Agora Motor em 2022, trabalhando com pesquisas extensas e escritas de artigos e notícias sobre carros, motos, etc.
Posts relacionados
Notícias Essa SW4 está cheia de cromados por um motivo: entenda o por que

A Toyota decidiu dar um banho de brilho em seu SUV mais famoso. A nova…

Gabriel Schmoller
Notícias Toyota Yaris Cross brasileiro surpreende: potência inédita deixa versões estrangeiras para trás

O aguardado Toyota Yaris Cross nacional está prestes a chegar ao mercado brasileiro com uma…

Gabriel Schmoller
Notícias GWM Wey 07: SUV de luxo híbrido chega com 517 cv e seis lugares

A GWM Brasil acaba de iniciar a pré-venda do Wey 07, seu SUV híbrido plug-in…

Gabriel Schmoller
Notícias Ram Dakota 2027é flagrada em teste: veja fotos

A tão aguardada Ram Dakota 2027 foi flagrada novamente em território brasileiro, desta vez com…

Gabriel Schmoller
Notícias Renault revela descontos para PCD em outubro de 2025

A Renault divulgou sua nova estratégia comercial para outubro de 2025 voltada ao público PCD…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário