Atrapalha mais do que ajuda: Carros que inovaram, mas não para te ajudar!

Ao projetar um carro, os engenheiros se concentram em aspectos como desempenho, segurança e conforto. No entanto, algumas vezes, eles esquecem de considerar a manutenção.

Como resultado, alguns modelos podem se tornar um pesadelo para mecânicos da concessionária ou até mesmo para reparação independente. E, por consequência, o serviço de reparação pode acabar ficando mais caro do que o necessário.

Aqui estão cinco exemplos de carros que complicam o que deveria ser fácil de fazer:

Carro Land Rover Discovery 4

Com um motor muito grande em um cofre muito pequeno, a troca da correia dentada do SUV é uma verdadeira dor de cabeça. O único jeito de fazer a manutenção dessa peça e de outros componentes é separando o chassi da carroceria.

Carro Land Rover Discovery 4
Fonte/Reprodução: Land Rover.

Ou seja, você tem que separar o carro em duas partes. Além disso, para cada vez que esse desmonte é realizado, é preciso reprogramar todas as centrais eletrônicas do carro.

Honda Fit (1ª Geração)

Na primeira geração do Honda Fit, a troca das lâmpadas dos faróis pode ser um desafio. Para realizar a substituição, é preciso esterçar as rodas dianteiras e retirar a proteção interna das caixas de roda. Só então é possível abrir uma capa do farol para chegar às lâmpadas.

Audi A6 (2ª Geração)

O Audi A6 de segunda geração também complica a substituição da correia dentada. Equipado com motor V6 ou V8 em um cofre pequeno, não há muito espaço para realizar a troca do componente.

Para realizar essa manutenção, é preciso desmontar o para-choque, drenar e então retirar o radiador. Assim, dá para soltar o suporte do para-choque das longarinas. Terminada a troca, é necessário refazer todo o processo de forma inversa.

Chrysler Town & Country

A minivan da Chrysler é confortável, mas dá trabalho para acessar o respectivo estepe. Para trazer sete lugares, a Chrysler tirou o pneu sobressalente da traseira, onde fica a terceira fileira de bancos retráteis. O estepe foi realocado no centro do assoalho, acessível pelo lado de fora.

Chrysler Town & Country
Fonte/Reprodução: Wikipedia.

Para chegar até o pneu, é preciso desmontar o console central e usar uma ferramenta para soltar um cabo de aço que segura o estepe. Com a mesma ferramenta, você tem um gancho que usa para puxar o pneu para a lateral. Ainda há outro problema: o espaço sob o carro é apenas para um estepe temporário.

Dodge Journey/Fiat Freemont

A bateria do SUV Dodge Journey/Fiat Freemont foi posicionada em uma espécie de “compartimento secreto”. Ela foi colocada na frente da roda dianteira esquerda, escondida atrás do para-choque. Para trocá-la, é necessário desmontar a roda e o para-barro interno para acessar o componente.

Em resumo, esses cinco carros podem complicar o que deveria ser fácil de fazer e encarecer o serviço de reparação. No entanto, isso não significa que eles não sejam bons carros. Apenas é necessário estar ciente das possíveis dificuldades de manutenção antes de comprar um deles. E, é claro, escolher um mecânico de confiança é fundamental para evitar dores de cabeça desnecessárias.

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Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
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