Nova Honda XR 300L Tornado chega em agosto por R$ 27.690
Em um mercado cada vez mais competitivo, a Honda apresenta sua nova aposta para os amantes do motociclismo, a Tornado 300. Este lançamento coloca a marca em uma posição de destaque frente à Yamaha Lander 250, conhecida por seu desempenho e preço de R$ 25.790,00.
Com características herdeiras da XRE 300 Sahara, como o motor e o chassi, a Tornado 300 promete ser uma opção moderna e potente para os entusiastas.
Guia do Conteúdo
Design e Performance: Os Diferenciais da Tornado 300

A nova moto da Honda se destaca por uma proposta mais voltada ao off-road, o que se reflete em seu design renovado. Com alterações que vão desde um novo conjunto óptico com farol, lanterna e setas em LED até mudanças nas suspensões dianteira e traseira, a Tornado 300 está pronta para encarar qualquer desafio. A altura do assento de 890 mm e o ângulo de cáster aumentado garantem agilidade nas mudanças de direção, essenciais para quem busca aventura fora da estrada.
Especificações Técnicas

Equipada com um motor monocilíndrico de 293,5 cc, a Tornado 300 entrega uma potência máxima de 24,8 cv a 7.500 rpm e torque de 2,74 kgfm. Apesar de uma leve redução na potência máxima em relação à Sahara, graças à sua caixa de filtro de ar menor, a nova moto compensa com uma performance otimizada para o uso off-road, incluindo uma relação final de coroa/pinhão adaptada (14/39).
Além disso, a Tornado 300 vem equipada com suspensões de longo curso e preparação especial para travamento dos pneus em uso off-road, destacando-se pela sua leveza em comparação à versão base da Sahara 300 – pesando apenas 143 kg.
Concorrentes e Mercado

Ao mirar na Yamaha Lander 250 como sua principal concorrente, a Honda busca oferecer ao mercado uma moto mais moderna e com desempenho superior. Mesmo com um preço ainda não divulgado que pode ser superior ao da Yamaha devido às suas atualizações e melhorias técnicas, a Tornado 300 chega às concessionárias prometendo redefinir as expectativas dos motociclistas quanto à versatilidade e potência.
Com lançamento previsto para agosto e disponível inicialmente na cor vermelha com detalhes brancos, a nova Honda Tornado 300 traz uma garantia de três anos, consolidando o compromisso da marca com qualidade e satisfação do consumidor.

| Motor | OHC, Monocilindro, 4 tempos, arrefecimento a ar |
| Cilindrada | 293,5 cm³ |
| Diâmetro x Curso | 77,0 x 63,0 mm |
| Potência Máxima | 24,3 cv a 7.500 rpm (gasolina) / 24,8 cv a 7.500 rpm (etanol) |
| Torque Máximo | 2,70 kgf.m a 5.750 rpm (gasolina) / 2,74 kgf.m a 5.750 rpm (etanol) |
| Alimentação | Injeção Eletrônica |
| Relação de Compressão | 9,3:1 |
| Sistema de Lubrificação | Forçada, por bomba tricoidal |
| Embreagem | Multidisco em banho de óleo |
| Transmissão | 6 velocidades |
| Partida | Elétrica |
| Combustível | Gasolina e etanol |
| Chassi | Berço Semi Duplo |
| Suspensão Dianteira / Curso | Garfo telescópico / 245 mm |
| Suspensão Traseira / Curso | Pro-Link / 227 mm |
| Freio Dianteiro / Diâmetro | Disco / 256 mm (ABS) |
| Freio Traseiro / Diâmetro | Disco / 220 mm |
| Pneu Dianteiro | 90/90 21M/C (54S) |
| Pneu Traseiro | 120/80 18M/C (62S) |
| Comprimento x Largura x Altura | 2.201 mm x 828 mm x 1.298 mm |
| Distância Entre Eixos | 1.429 mm |
| Distância Mínima do Solo | 268 mm |
| Altura do Assento | 890 mm |
| Tanque | 13,8 litros (reserva de 3,7 litros) |
| Óleo do Motor | 2,0 litros (1,5 litros para troca) |
| Peso a Seco | 143 kg |
