Toyota GR Yaris é esportivo e deve chegar no Brasil em 2025
O sucesso do GR Corolla no Brasil parece ter motivado a Toyota a ampliar sua linha de esportivos no país em 2025. Embora ainda não seja o momento para o lançamento dos modelos Supra ou GT86, a novidade fica por conta do GR Yaris.
É um esportivo menor, de fato, mas isso pode ser uma vantagem: o Toyota GR Yaris compartilha a mesma mecânica do GR Corolla. Isso significa que o motor 1.6 turbo de três cilindros entrega 304 cv e 40,8 kgfm de torque, graças a uma atualização recente, além de contar com tração integral.

Além disso, a partir deste ano, o esportivo estará disponível tanto com câmbio manual de seis marchas quanto com um automático de oito marchas, devidamente otimizado para um autêntico esportivo. No modo Sport, o câmbio mantém o motor em uma faixa de rotações entre 4.900 rpm e 7.200 rpm.
Esse gerenciamento de câmbio é capaz de identificar a maneira como o motorista utiliza o freio e o acelerador, antecipando suas intenções e simulando a atuação de um piloto profissional, como se o câmbio fosse manual. Isso faz com que os modelos automáticos sejam mais rápidos em circuitos do que os manuais, mas também há modos de condução para otimizar o uso do carro no dia a dia.
Atualmente, a Toyota já possui algumas unidades do GR Yaris no Brasil, usadas para demonstração em eventos da Gazoo Racing. Uma dessas unidades esteve presente no Festival Interlagos.
O lançamento oficial do GR Yaris no Brasil está previsto para o segundo semestre de 2025. Assim, o modelo chegará ao país com sua primeira atualização visual, que inclui um novo para-choque dianteiro preparado para acomodar os novos coolers do câmbio automático, um para-choque traseiro redesenhado e lanternas conectadas por uma barra iluminada.

No interior, o carro recebe um novo painel com a parte central voltada inteiramente para o motorista, um quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas, e os bancos estão 2,5 cm mais baixos, o que a Toyota considera uma melhoria para proporcionar uma condução mais esportiva e refinada.
Houve também melhorias na rigidez da carroceria, com um aumento nos pontos de solda para tornar o carro mais estável, e na fixação da suspensão, onde o número de parafusos que prendem os amortecedores à carroceria foi aumentado para três.
A chegada do GR Yaris no Brasil não substituirá o GR Corolla, que continua à venda com preço inicial de R$ 416.990. Na verdade, será a segunda expansão da família Yaris no Brasil prevista para 2025: no primeiro semestre, está programada a estreia do SUV compacto Yaris Cross.
