Fiat Titano Ranch 2.2 2025: O que você precisa saber antes de comprar

A Fiat Titano é a mais recente adição da Stellantis ao mercado de picapes médias no Brasil, destinada a preencher a lacuna deixada pela falta de um modelo intermediário na linha Fiat. Até o lançamento da Titano, a Fiat oferecia apenas a Strada e a Toro no segmento de picapes, o que limitava as opções para os consumidores que buscavam algo entre esses modelos e as picapes médias concorrentes.
A Titano, que chegou ao mercado este ano, é na verdade uma versão “rebadge” da Peugeot Landtrek, o que significa que compartilha a mesma carroceria e arquitetura com o modelo da marca francesa, mas com emblemas e ajustes da Fiat. A novidade tem gerado bastante expectativa, e a Mobiauto teve a oportunidade de testar o modelo por uma semana, revelando os detalhes essenciais que podem ajudar na decisão de compra.
Pontos Positivos
Espaço Interno: A Fiat Titano se destaca pelo amplo espaço interno. Embora muitas picapes médias não sejam conhecidas por oferecer grande conforto na cabine, a Titano consegue superar essa limitação. O veículo oferece espaço suficiente para acomodar cinco ocupantes com conforto, proporcionando bom apoio para pernas, espaço para a cabeça e ombros, o que é um grande diferencial em comparação com outras picapes da mesma categoria.
Caçamba: Com uma capacidade volumétrica de 1.314 litros, a caçamba da Titano é generosa. Esse espaço é ideal para transportar cargas volumosas, e a profundidade adicional facilita o transporte de peças maiores e itens diversos.
Capacidade de Carga: A capacidade de carga da Titano é superior a 1 tonelada, o que está alinhado com o padrão das concorrentes. Apesar de não oferecer uma vantagem significativa em relação a seus rivais, ter uma capacidade de carga acima de 1.000 kg é um ponto positivo notável.
Custo-benefício: A Titano oferece um dos melhores custo-benefícios do mercado. A versão topo de linha está disponível por R$ 259.990, apresentando um bom nível de equipamentos em comparação com outros modelos da mesma faixa de preço. Em comparação com a S10, Ranger e Hilux, a Titano Ranch compete diretamente com as versões topo desses concorrentes, oferecendo uma excelente relação custo-benefício.
Capota Marítima: Um ponto de destaque é que a Fiat Titano é a única picape média que vem de fábrica com capota marítima, um acessório útil para proteção da carga e que agrega valor ao modelo.
Itens de Conforto: A Titano não deixa a desejar em termos de conforto. Inclui saídas de ar-condicionado para a segunda fileira, portas USB espalhadas pela cabine, bancos de couro sintético, ganchos para sacolas atrás dos bancos, vidros e travas elétricos, ajuste elétrico do retrovisor externo, porta-copos escamoteáveis, e um banco do motorista com ajuste elétrico completo. Além disso, possui ar-condicionado automático digital com duas zonas.
Pontos Negativos
Suspensão: Um dos principais pontos negativos da Fiat Titano é sua suspensão, que não é tão bem calibrada quanto a de seus concorrentes. O conjunto macio pode causar batidas em lombadas e valetas, e a suspensão não atende às expectativas para um modelo de picape média que deveria ter um ajuste mais rígido, especialmente para trabalho pesado.
Sistema Multimídia: A central multimídia de 10 polegadas da Titano é um tanto defasada. Embora tenha comandos por Bluetooth, o espelhamento de dispositivos móveis só é possível via cabo, o que é um retrocesso em comparação com outros modelos da Fiat, como a Strada, que já oferece espelhamento sem fio. Além disso, o layout do sistema parece estar desatualizado em relação aos padrões atuais da marca.
Desempenho: O motor 2.2 turbo diesel da Titano entrega até 180 cv e 40 kgfm de torque. No entanto, o desempenho do veículo fica aquém do esperado para o dia a dia. Com uma aceleração de 0 a 100 km/h em 12,4 segundos, a picape não é particularmente ágil. O consumo de combustível também não é favorável, com 8,5 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada, o que pode ser um ponto negativo para quem busca economia.
Itens de Segurança: A Fiat precisou cortar alguns itens de segurança para manter o preço competitivo. A Titano não inclui sistemas ADAS (assistência de condução e segurança) que são oferecidos em versões de topo de concorrentes que ultrapassam os R$ 300 mil. No lugar, a Titano conta apenas com assistente de partida em rampa e controle de cruzeiro.

Itens de Série
A Fiat Titano Ranch 2025 vem equipada com uma série de itens de série que incluem:
- Bloqueio do diferencial traseiro
- Controle de velocidade (cruzeiro) e limitador de velocidade
- Hill Hold e Hill Descent Control
- Controle de tração e assistente de reboque
- Porta-objetos sob o banco traseiro e luz de caçamba
- Ar-condicionado, porta-luvas refrigerado e conexão de áudio sem fio
- Rodas de aço de 17 polegadas e três entradas USB (duas na frente e uma atrás)
- Tomada de 12V e volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade
- Assoalho de vinil e apoio de braço dianteiro
- Multimídia de 10 polegadas com conexão sem fio e reconhecimento por comando de voz
- Câmera 180º “off-road” e sensor de estacionamento traseiro
- Câmera de estacionamento e volante revestido de couro
- Faróis de neblina e rodas de liga leve de 17 polegadas
- Duas tomadas 12V e cluster com tela digital colorida de 4,2 polegadas
- Protetor de caçamba e capota marítima
- Assoalho em carpete e ar-condicionado digital com duas zonas
- Aviso de saída de faixa, rebatimento automático dos retrovisores e câmera 360º “off-road”
- Bancos de couro com ajuste elétrico do banco dianteiro
- Sensor de chuva e sensor crepuscular
- Monitoramento de pressão dos pneus e sensor de estacionamento dianteiro
- Navegação embarcada, santantonio cromado e estribos laterais estilo plataforma
- Rodas de liga leve de 18 polegadas e faróis de LED
- Lanternas com guias de LED e DRL de LED
Ficha Técnica
A Fiat Titano Ranch 2025 é equipada com um motor 2.2 turbo diesel, dianteiro, longitudinal, de quatro cilindros em linha, 16V, com injeção direta e duplo comando de válvulas no cabeçote. A taxa de compressão é de 16:1, e o motor entrega 180 cv a 3.750 rpm e 40,8 kgfm de torque a 2.000 rpm. O câmbio é automático de 6 marchas, e a tração é 4×4 com reduzida e diferencial traseiro blocante. A picape acelera de 0 a 100 km/h em 12,4 segundos, com velocidade máxima de 175 km/h. O consumo é de 8,5 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada.
Em termos de dimensões, a Titano mede 5.330 mm de comprimento, 3.180 mm de entre-eixos, 1.963 mm de largura e 1.858 mm de altura. O tanque de combustível tem capacidade para 80 litros. A capacidade de carga é de 1.020 kg, o volume da caçamba é de 1.109 litros e a capacidade de reboque é de 3.500 kg. O peso em ordem de marcha é de 2.150 kg.
A picape possui direção hidráulica, suspensão independente dianteira com quatro braços oscilantes e barra estabilizadora, e eixo rígido com feixe de molas na traseira. Os freios são a disco ventilado na frente e tambor na traseira. O diâmetro de giro é de 14 metros, e o vão livre do solo é de 23,5 cm. O ângulo de ataque é de 29° e o ângulo de saída é de 27°. Os pneus são 265/60 R18.
Com essas características, a Fiat Titano Ranch 2025 busca se destacar no competitivo mercado de picapes médias, oferecendo um mix de espaço, capacidade e custo-benefício, apesar de alguns pontos negativos que podem influenciar a decisão de compra.

