Fiat Pulse Híbrido: 5 motivos para se apaixonar e 5 para repensar sua escolha
A Fiat lançou o Pulse híbrido em novembro de 2024, trazendo para o mercado brasileiro um modelo inovador e com uma proposta de economia de combustível, destacando-se entre os carros eletrificados fabricados no Brasil. O modelo combina um motor a combustão com um pequeno gerador elétrico de 12V, acoplado ao virabrequim, que promete reduzir o consumo de combustível em até 15%, segundo a fabricante.
Apesar de ser um dos pioneiros entre os veículos híbridos leves fabricados no país, o Pulse Bio-Hybrid, como é chamado pela Stellantis, não é um modelo unânime. Por isso, antes de tomar sua decisão, é bom pesar tanto os prós quanto os contras. Abaixo, vamos analisar cinco motivos que fazem o Pulse Híbrido ser uma excelente escolha, e também cinco razões pelas quais você pode querer reconsiderar sua compra.
Guia do Conteúdo
5 Motivos para se apaixonar pelo Fiat Pulse Híbrid
1. O híbrido mais acessível no Brasil
Se você está em busca de um carro eletrificado fabricado no Brasil, o Fiat Pulse Impetus Turbo 200 Hybrid Flex 2025 é a opção mais econômica do mercado atualmente. Com preço inicial de R$ 144.990, ele oferece diversos recursos de série, como bancos de couro, central multimídia com tela de 10 polegadas, câmbio de 7 marchas com hastes no volante, carregador de celular por indução, além de tecnologias de assistência ao motorista, como alerta de mudança indevida de faixa, câmera de ré de alta definição, entre outros.

2. Partidas mais rápidas e silenciosas
Uma das vantagens do sistema híbrido leve do Pulse é a ausência de um motor de arranque convencional. No lugar dele, o motor elétrico, que é acoplado ao virabrequim, também cumpre essa função, proporcionando partidas mais suaves, quase sem ruído. Esse motor elétrico não apenas facilita as partidas, mas também auxilia nas acelerações iniciais e no desempenho do carro, resultando em uma condução mais eficiente e econômica.
3. Livre de rodízio e com IPVA reduzido em São Paulo
Outro benefício significativo para os motoristas de São Paulo é a isenção do rodízio de veículos. O Pulse híbrido pode circular todos os dias, independentemente do final da placa, o que pode ser um grande alívio para quem depende do carro para o deslocamento diário. Além disso, ele tem direito a um desconto de 50% no IPVA, o que representa uma economia considerável a cada ano.
4. Menos barulho e vibração
O sistema híbrido leve também traz uma experiência de direção mais silenciosa. O Pulse Bio-Hybrid consegue operar em uma faixa de rotação mais baixa, o que contribui para um nível de ruído reduzido. O isolamento acústico e a redução de vibrações no modelo são outros pontos positivos que tornam a viagem mais confortável, especialmente em comparação com os modelos exclusivamente a combustão.

5. Desempenho satisfatório
Apesar de ser um modelo focado na economia, o Pulse Híbrido não deixa a desejar em termos de desempenho. Equipado com um motor 1.0 turboflex, o modelo é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 9,4 segundos e atingir 189 km/h, o que o torna uma opção ágil para o dia a dia. O sistema híbrido também ajuda a melhorar discretamente a resposta do carro nas acelerações, tornando a condução mais prazerosa e eficiente.
5 Motivos para repensar a compra do Fiat Pulse Híbrido
1. Problemas com o sistema micro-híbrido
Embora o sistema micro-híbrido do Pulse tenha sido projetado para ser eficiente e simples, alguns proprietários relataram que o motor elétrico não funciona corretamente após uma partida. Esse problema já foi identificado em outros modelos da Stellantis, como o Fastback Hybrid, e a empresa anunciou que está trabalhando em uma atualização do sistema. No entanto, até que a atualização seja totalmente implementada, há a possibilidade de o sistema deixar de funcionar, prejudicando a economia de combustível e a performance.
2. Diferença discreta em relação ao modelo a combustão
Se você está buscando uma grande melhoria no desempenho ou na economia de combustível, pode ser que o Pulse híbrido não seja a revolução que você espera. A diferença na economia de combustível entre o modelo híbrido e o modelo exclusivamente a combustão é de apenas 10,7% em média, o que pode não justificar o valor extra investido no modelo híbrido, especialmente se o seu objetivo principal é economizar.
3. Custo-benefício questionável
O Pulse Híbrido custa R$ 6.000 a mais que a versão apenas a combustão, e esse valor extra só será recuperado se você rodar mais de 100 mil quilômetros, levando em consideração o consumo de combustível. Para quem não planeja rodar grandes distâncias ou não se importa tanto com a economia de combustível, essa diferença de preço pode não ser tão vantajosa, tornando o modelo híbrido um investimento de longo prazo questionável.
4. Acabamento abaixo das expectativas
Alguns donos de Pulse relataram que o acabamento do veículo deixa a desejar, com plásticos de baixa qualidade que são suscetíveis a danos e desgaste. Além disso, a qualidade do acabamento pode resultar em ruídos e rangidos indesejados durante a condução, o que pode ser irritante em viagens mais longas ou em trajetos urbanos.

5. Autonomia limitada para um híbrido
Embora o Fiat Pulse Híbrido tenha uma autonomia razoável, ela não é das melhores para um modelo com motorização híbrida. Com etanol no tanque, o alcance do veículo é de 395 km na cidade e 479 km na estrada. Se abastecido com gasolina, a autonomia aumenta para 569 km na cidade e 677 km em rodovias. Embora seja adequado para a maioria dos motoristas, aqueles que planejam viagens mais longas ou que costumam percorrer distâncias mais extensas podem achar a autonomia do Pulse um pouco limitada, especialmente quando comparado com outros modelos híbridos que oferecem maiores alcances.
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