Nissan muda de planos: adeus à picape rival da Fiat Toro?

A Nissan está passando por grandes mudanças em sua estratégia global, e uma decisão recente pode impactar diretamente sua presença no mercado de picapes na América Latina.

A montadora japonesa, que anteriormente planejava lançar um modelo intermediário baseado na Renault Niagara para competir diretamente com a Fiat Toro, aparentemente desistiu do projeto.

A reestruturação da empresa, que inclui o fechamento de sua fábrica na Argentina e a redução da parceria com a Renault, pode ter sido determinante para essa decisão.

Nova picape da Nissan cinza na diagonal.
Foto: Divulgação

Fim da produção na Argentina e novas direções

Após quase sete anos de operação, a Nissan anunciou o encerramento das atividades na fábrica de Santa Isabel, em Córdoba, Argentina. Essa planta, compartilhada com a Renault, vinha sendo essencial para a produção da picape Frontier no país, mas agora, com o fechamento da unidade, a Nissan decidiu transferir a fabricação do modelo para o México.

Além da Frontier, a fábrica argentina também produzia veículos como Sandero, Stepway, Logan e Kangoo, todos da Renault. A decisão da Nissan de encerrar sua produção local fez com que a marca passasse a atuar apenas como importadora na Argentina, deixando para trás projetos que poderiam ter fortalecido sua presença no segmento de picapes.

Fim do sonho de uma picape intermediária Nissan?

No ano passado, a Nissan havia anunciado planos ambiciosos para expandir sua linha de picapes na América Latina. Como parte desse plano, a fabricante japonesa pretendia desenvolver uma versão própria da Renault Niagara, um modelo intermediário que chegaria ao mercado para enfrentar diretamente a Fiat Toro e a Ram Rampage.

Essa nova picape seria fruto da colaboração entre Nissan e Renault na Argentina, aproveitando a estrutura da fábrica de Córdoba para sua produção. A montadora chegou a anunciar um investimento de US$ 350 milhões (cerca de R$ 1,9 bilhão) para viabilizar o projeto. No entanto, com a saída do país, as chances de concretização desse plano se tornaram mínimas.

O comunicado oficial da Nissan sobre a reestruturação não menciona a nova picape, reforçando a possibilidade de que o projeto tenha sido descartado. A única referência feita no anúncio foi sobre a Frontier, destacando a transição da produção para o México. Isso indica que, no momento, a Nissan não tem planos de investir em um modelo intermediário para disputar esse segmento tão competitivo.

Lateral da nova picape da Nissan.
Foto: Divulgação

Renault segue com o projeto da Niagara

Apesar da desistência da Nissan, a Renault segue firme com o desenvolvimento da Niagara. A montadora francesa está apostando alto no modelo, que será posicionado acima da Oroch e buscará conquistar uma fatia maior do mercado de picapes na América Latina.

Daniel Nozaki, diretor do centro de design da Renault e responsável pelo projeto, revelou recentemente que a Niagara terá versões com preços superiores aos da Toro e da Rampage. Além disso, há planos para incluir uma motorização híbrida, embora essa variante possa levar alguns anos para ser lançada.

Dessa forma, a Renault se consolida como a única marca dentro da aliança que seguirá adiante com um modelo de picape intermediária, enquanto a Nissan foca seus esforços em outros segmentos.

Mudanças na aliança Nissan-Renault

As mudanças estratégicas da Nissan também refletem uma reconfiguração mais ampla da aliança global com a Renault. No final de março, ambas as montadoras anunciaram uma alteração significativa na relação entre as empresas, reduzindo a chamada “participação cruzada mínima”.

Leia também: Nissan Deixa a Argentina: Mudança Estratégica que Impacta o Mercado Automotivo Latino-Americano!

Anteriormente, Nissan e Renault possuíam 15% de participação acionária uma na outra. Agora, esse percentual foi reduzido para 10%, um sinal claro de que ambas as companhias estão buscando maior independência dentro da aliança. Essa movimentação pode indicar que, no futuro, cada marca seguirá rumos mais distintos, com menos projetos compartilhados, como seria o caso da picape intermediária que a Nissan decidiu abandonar.

O impacto da decisão da Nissan no mercado

Com a desistência da Nissan de lançar uma picape para competir diretamente com a Fiat Toro, a Renault Niagara ganha mais espaço como uma opção diferenciada dentro do segmento. No entanto, essa mudança de rota da montadora japonesa pode abrir margem para novas estratégias.

A Frontier, que agora será importada do México, continuará sendo o foco da Nissan no segmento de picapes. No entanto, a marca pode considerar novas alternativas para preencher a lacuna deixada pela ausência de um modelo intermediário, seja através de futuras colaborações ou até mesmo do desenvolvimento de um projeto independente.

O fato é que o segmento de picapes intermediárias segue aquecido na América Latina. A Fiat Toro domina a categoria, enquanto modelos como a Rampage e a Ford Maverick disputam espaço. Com a saída da Nissan desse jogo, a Renault Niagara terá um caminho mais livre para conquistar uma fatia maior do mercado.

Um novo rumo para a Nissan

Traseira da nova picape da Nissan.
Foto: Divulgação

A decisão da Nissan de encerrar suas operações na Argentina e desistir da picape intermediária representa uma mudança significativa em sua estratégia para a América Latina. Em um momento de reestruturação global, a marca parece estar focando em segmentos onde já possui forte presença, deixando de lado projetos que poderiam representar desafios financeiros ou operacionais.

Por outro lado, essa mudança de rota pode permitir que a Nissan invista mais em inovação e tecnologia em seus modelos já estabelecidos, como a Frontier. Além disso, a marca pode estar preparando novidades para o futuro, esperando o momento certo para voltar ao segmento de picapes intermediárias com um projeto mais alinhado às suas novas diretrizes globais.

Enquanto isso, a Renault Niagara segue firme como uma promessa para o mercado, trazendo novas opções para os consumidores que buscam um modelo robusto e tecnológico. Resta saber como a Nissan irá compensar a ausência dessa picape em seu portfólio e se, no futuro, voltará a considerar um modelo que possa disputar esse mercado cada vez mais concorrido.

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Um jovem que está iniciando sua vida no mundo automobilístico, carregando uma enorme paixão sobre o assunto. Se formou no Ensino Médio e pretende se ingressar em uma faculdade. Um jovem que nos tempos vagos, se interessa em fazer atividades familiares e passar mais tempo com a família.
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