Batalha das Trail: Suzuki V-Strom 800 ou Yamaha Ténéré 700? Descubra quem leva a melhor!

No universo das motocicletas aventureiras, a chegada da Yamaha Ténéré 700 ao Brasil gerou grande expectativa. No entanto, sua rival, a Suzuki V-Strom 800, promete ser uma forte concorrente e pode ser a escolha mais vantajosa para muitos motociclistas.

Se você está em dúvida entre esses modelos, confira quatro razões pelas quais a V-Strom 800 pode ser a melhor opção frente à Ténéré 700.

Suzuki V-Strom 800 amarela com azul na diagonal.

Melhor custo-benefício com a V-Strom 800

O preço sempre influencia na escolha de uma motocicleta. A V-Strom 800 sai na frente nesse aspecto, sendo oferecida por R$ 67.500, enquanto a Yamaha Ténéré 700 chegou ao mercado brasileiro com preço inicial de R$ 72.990.

Mesmo custando menos, a Suzuki entrega um pacote completo, com desempenho, tecnologia e segurança de alto nível, tornando-se uma alternativa atraente para quem busca uma moto aventureira sem gastar mais do que o necessário.

Além do preço mais competitivo, a V-Strom 800 também se destaca por seus custos de manutenção, que podem ser mais baixos a longo prazo, tornando-a ainda mais acessível para quem deseja economizar sem abrir mão de qualidade.

Disponibilidade imediata

Yamaha Ténéré 700 com um motociclista em cima.
Foto: Divulgação

Outro ponto crucial é que, ao contrário da Ténéré 700, a V-Strom 800 já está disponível para compra nas concessionárias da Suzuki em todo o Brasil. A Yamaha trouxe um lote inicial de apenas 150 unidades da Ténéré 700, que se esgotaram rapidamente, tornando a compra do modelo uma tarefa complicada para muitos interessados.

Com a V-Strom 800, os compradores podem garantir sua moto sem enfrentar filas de espera ou incertezas sobre novos lotes. Isso representa uma grande vantagem para quem não quer aguardar e deseja uma moto pronta para rodar imediatamente.

Leia também: Suzuki GSX-8R deve ser lançada no Brasil em março

Além disso, a Suzuki tem uma rede de concessionárias bem estabelecida, o que facilita o acesso a peças de reposição e assistência técnica, garantindo maior tranquilidade para os proprietários.

Desempenho superior: mais potência e torque

O motor da Suzuki V-Strom 800 se destaca quando comparado ao da Yamaha Ténéré 700. Com um bicilíndrico paralelo de 776cc DOHC, ele entrega 84 cv a 8.500 rpm e um torque robusto de 7,95 kgf.m a 6.800 rpm.

Já a Ténéré 700, equipada com um motor bicilíndrico de 689cc, oferece 68,9 cv a 9.000 rpm e torque de 6,6 kgf.m a 6.500 rpm. Com esses números, a V-Strom 800 proporciona uma experiência de pilotagem mais forte e responsiva, tanto no asfalto quanto em terrenos irregulares.

Além disso, o motor da Suzuki conta com uma configuração mais moderna, proporcionando maior eficiência no consumo de combustível e uma resposta mais linear durante a aceleração, tornando a experiência de pilotagem ainda mais prazerosa.

Suzuki V-Strom 800 com motociclistas em cima.
Foto: Divulgação

Tecnologia de ponta em freios e suspensão

A Suzuki não economizou em qualidade quando o assunto é segurança e conforto. A V-Strom 800 vem equipada com suspensões Showa de longo curso, garantindo excelente estabilidade em qualquer tipo de terreno. Os freios Nissin são um diferencial importante, contando com discos de 310 mm na dianteira e 260 mm na traseira, proporcionando frenagens mais seguras e precisas.

A Ténéré 700, por sua vez, traz um conjunto de suspensão desenvolvido a partir da experiência da Yamaha no Rally Raid. Entretanto, seus discos de freio são menores, com 282 mm na frente e 245 mm atrás, o que pode resultar em uma resposta inferior nas frenagens mais exigentes.

Yamaha Ténéré 700 azul parada na diagonal.
Foto: Divulgação

Além disso, a V-Strom 800 possui um painel TFT moderno, com conectividade e diversas informações úteis ao piloto, enquanto a Ténéré 700 conta com um painel LCD mais simples. A presença de modos de pilotagem na V-Strom também dá mais flexibilidade ao condutor para ajustar o comportamento da moto de acordo com a necessidade.

Conforto para viagens longas

Frente do Suzuki V-Strom 800.
Foto: Divulgação

Outro ponto que faz a diferença na escolha de uma moto aventureira é o conforto em viagens longas. A V-Strom 800 foi projetada com um assento ergonômico e uma posição de pilotagem mais relaxada, reduzindo a fadiga durante percursos extensos.

Além disso, o para-brisa ajustável e as carenagens da Suzuki garantem melhor proteção contra o vento, tornando a pilotagem mais agradável em estradas e viagens de longa duração.

A Ténéré 700, por outro lado, tem um design mais esguio e um assento um pouco mais alto, o que pode não ser tão confortável para todos os pilotos, especialmente aqueles de menor estatura.

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Um jovem que está iniciando sua vida no mundo automobilístico, carregando uma enorme paixão sobre o assunto. Se formou no Ensino Médio e pretende se ingressar em uma faculdade. Um jovem que nos tempos vagos, se interessa em fazer atividades familiares e passar mais tempo com a família.
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