R$174 mil por isso? Veja o que o novo Nivus entrega!

Você já pensou em um SUV cupê que mistura visual esportivo, tecnologia de ponta, motor turbo potente e ainda carrega uma das siglas mais icônicas da história da Volkswagen? Pois bem, o Nivus GTS 2026 acaba de estrear oficialmente no mercado brasileiro e está roubando a cena com uma proposta ousada, que combina tradição, desempenho e sofisticação em um só modelo. A sigla GTS, que evoca emoções nos fãs mais antigos da marca, agora marca presença em um utilitário com pegada esportiva.

Lançado com preço inicial de R$ 174.990, o modelo surge como o topo de linha da família Nivus e traz a mesma mecânica consagrada presente em outros modelos da VW, mas com um tempero a mais para quem quer algo além do comum. Nesta matéria completa, você vai descobrir tudo sobre essa máquina que promete ser o novo sonho de consumo entre os SUVs compactos com DNA de esportivo.

Novo Nivus Sense cinza escuro.
Foto: Divulgação

Motor 1.4 turbo: o coração do Nivus GTS

A grande estrela sob o capô do Nivus GTS é o conhecido motor 1.4 TSI da linha EA211, que entrega 150 cv de potência e um torque generoso de 25,5 kgfm, disponível em baixas rotações. O propulsor, já elogiado em modelos como o T-Cross Highline e o Jetta Comfortline, traz desempenho sólido tanto na cidade quanto na estrada.

A transmissão automática de seis marchas com opção de trocas manuais por meio das aletas atrás do volante (paddle shifts) garante uma condução envolvente e precisa, sem abrir mão do conforto. A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 8,7 segundos com gasolina e 8,4 segundos com etanol, enquanto a velocidade máxima pode atingir 206 km/h com combustível vegetal.

Visual GTS: quando o design fala mais alto

Assim como em outros modelos GTS da Volkswagen, o Nivus 2026 investe forte no visual esportivo para chamar atenção. E não é para menos. O modelo carrega uma aura exclusiva, com grade frontal em colmeia, detalhes escurecidos, filetes vermelhos nos para-choques e logotipos GTS espalhados por pontos estratégicos, como faróis e tampa do porta-malas.

As rodas de 17 polegadas com design exclusivo são de série, mas quem quiser um visual ainda mais robusto pode desembolsar R$ 2.050 pelas rodas aro 18″, opcionais. Na traseira, o conjunto óptico mantém o estilo já conhecido do Nivus, com lanternas interligadas por uma faixa escura.

Interior com pegada esportiva e recheado de tecnologia

Por dentro, o Nivus GTS se aproxima bastante do Polo GTS, tanto no acabamento quanto na tecnologia embarcada. O destaque vai para os bancos com costuras vermelhas, o volante esportivo com base reta e o emblema GTS no centro, reforçando o clima de esportividade.

O painel digital de 10,25 polegadas possui grafismos exclusivos, enquanto a central multimídia VW Play oferece tela sensível ao toque de 10,1 polegadas, com conexão wireless com Android Auto e Apple CarPlay. Tudo sem fio, como manda o figurino dos carros modernos.

Entre os itens de conforto, o modelo traz ainda ar-condicionado digital, carregador por indução para smartphones, chave presencial com partida por botão, retrovisores com rebatimento elétrico e, no banco traseiro, duas entradas USB-C e saídas de ar-condicionado – um mimo bem-vindo para os passageiros.

Lateral do Nivus azul 2025
Foto: Divulgação

Pacote de segurança de primeira linha

Além do desempenho e do design, o Nivus GTS também impressiona pelo nível de segurança. O SUV vem equipado com um robusto pacote de assistências, incluindo:

  • Controle de cruzeiro adaptativo (ACC)
  • Assistente de permanência em faixa (Lane Assist)
  • Frenagem autônoma de emergência (AEB)
  • Alerta de ponto cego
  • Sensor de fadiga
  • Seis airbags
  • Detector de tráfego cruzado traseiro
  • Park Assist (sistema de estacionamento automático)

Esses itens colocam o modelo em pé de igualdade com concorrentes mais caros, mostrando que a proposta do Nivus GTS vai além da estética.

Descubra os Segredos Ocultos do Ford F-100

Consumo: equilíbrio entre desempenho e economia

Mesmo com seu motor mais forte, o Nivus GTS entrega números de consumo bem interessantes, considerando sua proposta esportiva:

  • Com gasolina: 11,6 km/l na cidade e 14,2 km/l na estrada
  • Com etanol: 8,1 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada

Ou seja, é possível curtir o desempenho sem sacrificar tanto o bolso na hora de abastecer.

Dimensões e espaço interno

As dimensões do Nivus GTS continuam as mesmas da linha convencional:

  • Comprimento: 4,27 m
  • Largura: 1,76 m
  • Altura: 1,49 m
  • Entre-eixos: 2,57 m
  • Porta-malas: 415 litros

A única alteração está na altura livre do solo, que foi reduzida em 0,2 cm, ficando em 17,1 cm, o que ajuda a garantir maior estabilidade em curvas e reforça a proposta de dirigibilidade esportiva.

Cores, opcionais e personalização

O novo Nivus GTS oferece cinco opções de cores para a carroceria:

  • Preto Ninja (sem custo adicional)
  • Branco Cristal (R$ 900)
  • Azul Titan, Vermelho Sunset e Cinza Moonstone (R$ 1.750 cada)

O teto e os retrovisores vêm sempre pintados de preto brilhante, criando um contraste elegante. Curiosamente, o teto solar – item valorizado em versões esportivas – não está disponível, o que pode deixar alguns fãs decepcionados.

Vale a pena investir no Nivus GTS 2026?

Se você está em busca de um SUV compacto com comportamento dinâmico, visual diferenciado, recheado de equipamentos e que entrega prazer ao dirigir, o Nivus GTS é, sem dúvida, uma das melhores opções do segmento.

Interna do Nivus 2025.
Foto: Divulgação

Ele não só revive a tradição dos modelos GTS da Volkswagen como também adiciona um tempero moderno e tecnológico que o torna atraente para públicos diversos: dos jovens apaixonados por performance até as famílias que buscam segurança, estilo e conforto.

É verdade que, por R$ 174.990, existem alternativas interessantes no mercado, inclusive de marcas premium usadas ou seminovas. Porém, se a prioridade for um modelo 0 km, com garantia de fábrica, assistência técnica nacional e performance equilibrada, o Nivus GTS 2026 se destaca com méritos.

Avalie esse artigo

Um jovem que está iniciando sua vida no mundo automobilístico, carregando uma enorme paixão sobre o assunto. Se formou no Ensino Médio e pretende se ingressar em uma faculdade. Um jovem que nos tempos vagos, se interessa em fazer atividades familiares e passar mais tempo com a família.
Posts relacionados
Notícias O carro esportivo da Volkswagen que custa menos de R$ 100 mil e faz 0 a 100 em 8,4s

O Volkswagen Polo GTS 2020 chegou como a versão mais esportiva do hatch, resgatando a…

Gabriel Schmoller
Notícias Mitsubishi Eclipse Cross Tarmac chega exclusivo por menos de R$ 200 mil

O Eclipse Cross Tarmac é a nova edição especial do SUV médio da Mitsubishi, limitada…

Gabriel Schmoller
Notícias Toyota Yaris Cross ou CAOA Chery Tiggo 7 Pro? Veja qual SUV é melhor

O mercado brasileiro de SUVs nunca esteve tão competitivo, e a disputa entre o Toyota…

Gabriel Schmoller
Notícias Jeep Commander Diesel tem mais de R$ 24 mil de desconto em oferta especial

O Jeep Commander Overland 2.2 turbodiesel está com uma oferta exclusiva para quem possui CNPJ,…

Gabriel Schmoller
Notícias Nissan acaba de confirmar o SUV que vai bater de frente com VW Tera e Pulse

A Nissan acaba de confirmar o SUV que promete desafiar diretamente o VW Tera e…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário