Porsche Taycan Cross Turismo: A Perua Elétrica que Vai Te Surpreender!
Se você já pensou que as peruas estão morrendo, tem razão. Mas, em meio a esse cenário, surge uma rara exceção: a Porsche Taycan Cross Turismo Turbo. Quando você a vê, fica difícil não se apaixonar por ela. Sim, ela é uma perua, e sim, ela é elétrica. E mesmo que não faça sentido em muitos aspectos, ela conquista pelo que representa – um veículo que foge das convenções, desafiando as leis da lógica e ao mesmo tempo proporcionando uma experiência inigualável.
A Taycan Cross Turismo Turbo é, sem dúvida, uma das peruas mais caras e tecnológicas que você pode encontrar. Com um design único, uma performance absurda e a promessa de ser “a perua aventureira do futuro”, ela quebra os paradigmas de como um carro dessa categoria deveria se comportar. Mas será que ela realmente cumpre sua proposta? Vamos explorar todos os aspectos desse veículo que, apesar de ser um dos mais estranhos e surpreendentes lançamentos da Porsche, é uma máquina que muitos adoram – e a razão pode ser exatamente o que ela não faz sentido.

Guia do Conteúdo
Peruas: O Fim de uma Era, Mas com Uma Última Tentativa
As peruas – ou wagons, como são conhecidas em algumas partes do mundo – sempre tiveram um espaço cativo no coração dos motoristas que precisam de um veículo mais espaçoso e versátil, mas com o apelo esportivo e o desempenho que só um carro de luxo pode oferecer. No Brasil, há muito tempo, modelos como a Volkswagen Parati, Fiat Palio Weekend e outras peruas familiares foram as escolhas populares das famílias que queriam algo mais prático para viagens.
No entanto, o tempo passou e com ele, a ascensão dos SUVs tomou conta do mercado, tornando as peruas um nicho quase extinto. No entanto, quando você pensa que a era das peruas se foi, surge uma verdadeira joia da engenharia: a Porsche Taycan Cross Turismo Turbo.
Atualmente, no Brasil, a opção mais famosa de perua de alto luxo é a Audi RS6, mas a Porsche chegou para desafiar as normas com sua versão elétrica do Taycan. A perua da Porsche não é apenas elétrica, mas também um dos carros mais caros e exclusivos do mercado, com preços que começam na casa de R$ 1.225.000, sem contar os opcionais que tornam o valor ainda mais elevado. Sim, é caro – mas vale a pena? Vamos descobrir.
A Performance da Taycan Cross Turismo: Um Choque de Realidade
O que se espera de um carro dessa categoria? Velocidade, desempenho e, claro, um visual impressionante. E a Taycan Cross Turismo entrega tudo isso com uma performance que desafia as leis da física. A versão Turbo do Taycan conta com dois motores elétricos, um para cada eixo, que geram nada menos que 884 cv de potência e 90,7 kgfm de torque.
Com essa potência monstruosa, o que se espera de um carro como a Taycan Cross Turismo? Desempenho. E ela entrega mais do que isso. A aceleração de 0 a 100 km/h acontece em impressionantes 2,8 segundos. Isso mesmo: 2,8 segundos para ir de 0 a 100 km/h. Ao pisar no acelerador, você experimenta uma aceleração brutal, capaz de fazer você perder a visão periférica por alguns segundos – tudo isso sem um único ruído vindo do motor elétrico. É tão rápido que é impossível não soltar um palavrão no momento da aceleração.
Mas a Taycan Cross Turismo não é apenas rápida. Ela é incrivelmente estável e ágil. A direção direta e firme permite que você faça manobras precisas com facilidade, e a suspensão, embora elevada, garante uma dirigibilidade surpreendente para um carro dessa categoria. No entanto, nem tudo é perfeito. O sistema de câmeras 360°, por exemplo, deixa a desejar, com imagens distorcidas que podem gerar insegurança ao manobrar.

A Autonomia da Taycan Cross Turismo: Longas Viagens Sem Preocupações
Com uma bateria de 105 kWh, a Porsche Taycan Cross Turismo oferece uma autonomia de até 415 km. Isso significa que, ao contrário de muitos carros elétricos, você pode fazer viagens longas sem se preocupar com a carga. A bateria de grande capacidade é um dos destaques dessa perua elétrica, e o sistema regenerativo revisado agora pode recuperar até 400 kW, 30% a mais do que antes.
Durante o teste da Taycan Cross Turismo, fiz uma viagem para Ilhabela, no litoral de São Paulo. No caminho, utilizei o sistema regenerativo para recuperar energia durante a descida da serra de Caraguatatuba, um percurso de 22 km. O resultado? Consegui recuperar 15 km de autonomia extra apenas com a regeneração. Ao longo da viagem, mesmo mantendo uma condução mais pesada, a perua chegou ao destino com 50% de bateria restante. Um desempenho impressionante para um veículo dessa categoria.
O Design da Taycan Cross Turismo: Mais do Que Apenas Estilo
Quando se trata de design, a Porsche sempre foi sinônimo de sofisticação e esportividade, e a Taycan Cross Turismo não é exceção. O visual robusto e aventureiro, aliado a uma linha de perua elegante e aerodinâmica, faz com que este modelo se destaque no meio da multidão. A versão Turbo do modelo testado foi personalizada com a cor Verde Oak Neo metálico, que custa R$ 22.769, e rodas de 21 polegadas, por R$ 20.916. A aparência é imponente e reforça a proposta de um carro que, apesar de ser uma perua, tem toda a energia e o desempenho de um Porsche.
No interior, a qualidade e o luxo são evidentes. O acabamento em couro é impecável, os encaixes são perfeitos, e o design minimalista faz com que o ambiente interno seja agradável e aconchegante. No entanto, há pontos que poderiam ser melhorados. O controle de temperatura e ventilação, por exemplo, é feito através da central multimídia, o que pode ser um pouco frustrante em termos de usabilidade. Além disso, a falta de botões físicos para controlar o volume da música ou retroceder uma faixa também é um pequeno inconveniente.
A “Aventura” da Taycan Cross Turismo: Expectativas vs. Realidade
Embora a proposta da Taycan Cross Turismo seja ser uma perua aventureira, há um ponto que não cumpre totalmente sua promessa. Com a suspensão elevada e a aparência robusta, ela deveria ser capaz de enfrentar as estradas mais difíceis sem raspar a frente, algo comum na versão sedan do Taycan. No entanto, mesmo com a elevação automática da suspensão, a frente da perua ainda raspa em lombadas e valetas. A promessa de ser um modelo mais adaptado para o Brasil e para terrenos difíceis não é totalmente cumprida.
O Interior: Luxo e Conforto, Mas Com Alguns “Mas”
No interior da Taycan Cross Turismo, o luxo é evidente. O acabamento em couro e os detalhes refinados fazem do habitáculo um local de conforto. No entanto, há alguns pontos a serem considerados, como o espaço para as pernas dos passageiros traseiros, que não é ideal, e a posição de dirigir, que embora seja muito boa, tem um piso elevado, o que pode ser um pouco desconfortável para alguns.
Outro destaque é o teto solar panorâmico, que custa R$ 32.724, mas traz vantagens como o tratamento UV e o controle de luz, criando zonas transparentes e foscas com o toque de um botão.
Vale a Pena Comprar a Porsche Taycan Cross Turismo?
Se faz sentido comprar uma perua em um segmento que está praticamente extinto e com uma proposta aventureira que não se realiza completamente? Racionalmente, talvez não. Mas a Porsche Taycan Cross Turismo não é um carro para se comprar com base na razão. Ela é uma obra de arte sobre rodas, um carro que desafia as convenções e que, apesar de não cumprir todas as suas promessas, entrega uma experiência única.

Ela é rápida, divertida de dirigir, confortável e luxuosa, e apesar de ser um modelo de nicho, a Taycan Cross Turismo conquista qualquer entusiasta de carros. Se você é fã de velocidade, inovação e design impecável, sem dúvida a Porsche Taycan Cross Turismo é uma opção que vale a pena considerar, mesmo com seu preço elevado e suas pequenas falhas.
Se eu tivesse a oportunidade, não hesitaria em ter uma – mesmo sabendo que ela não faz sentido em muitos aspectos. E, no final das contas, é isso que faz dela um carro tão especial.