Renault Kardian Fica Até R$ 7 Mil Mais Caro: O Que Está Por Trás do Aumento?
Se você estava de olho no Renault Kardian para trocar de carro em 2025, é melhor rever os planos — ou se preparar para desembolsar um valor maior. O crossover compacto da montadora francesa teve um reajuste significativo em maio, com aumentos que chegam a R$ 7.000, elevando seus preços em todas as versões, após alguns meses de estabilidade.
A novidade não passou despercebida entre consumidores e especialistas, já que o aumento empurra o modelo para fora da linha de entrada de SUVs compactos, especialmente na sua versão manual. Mas será que o Kardian ainda vale a pena pelo que entrega? E há algo novo vindo por aí? Spoiler: sim, uma possível versão esportiva R.S. 3.0 pode estar a caminho!

Guia do Conteúdo
Reajustes de Até R$ 7 Mil: Veja o Antes e Depois dos Preços
Em tempos de disputa acirrada no segmento dos SUVs compactos, cada centavo faz diferença — ainda mais em modelos pensados para quem busca equilíbrio entre custo, design, tecnologia e desempenho. O Renault Kardian, lançado recentemente, conquistou espaço por justamente oferecer uma proposta honesta, com boa lista de equipamentos e motor moderno. No entanto, a nova tabela de preços mostra aumentos importantes em todas as versões.
Confira como ficaram os preços após o reajuste:
| Versão | Preço Anterior | Preço Atual | Acréscimo |
|---|---|---|---|
| Kardian Evolution 1.0 TCe MT | R$ 106.990 | R$ 112.690 | + R$ 5.700 |
| Kardian Evolution 1.0 TCe EDC | R$ 118.090 | R$ 124.190 | + R$ 6.100 |
| Kardian Techno 1.0 TCe EDC | R$ 129.990 | R$ 136.490 | + R$ 6.500 |
| Kardian Première Edition 1.0 TCe EDC | R$ 138.990 | R$ 145.990 | + R$ 7.000 |
Ou seja, mesmo a versão mais básica agora ultrapassa a barreira dos R$ 110 mil — um território que já a distancia dos modelos mais acessíveis do segmento, como Fiat Pulse e Hyundai HB20X.
O Que o Kardian Entrega em Troca Desse Preço?
Apesar do aumento, o Kardian segue competitivo em sua categoria, principalmente quando se considera sua mecânica moderna, design renovado e equipamentos. O SUV é construído sobre a plataforma RGMP (Renault Global Modular Platform), uma derivação da CMF-B, desenvolvida para mercados emergentes como Brasil, Índia e Coreia do Sul. Essa base também abre portas para futuras eletrificações e variantes mais potentes.
Sob o capô, todas as versões atuais do Kardian compartilham o motor 1.0 TCe Turbo da linha Horse HR10, o mesmo usado em modelos como o novo Nissan Kicks e até mesmo micro-ônibus híbridos. Com três cilindros e turboalimentação, ele entrega:
- 120 cv com gasolina
- 125 cv com etanol
- 20,4 kgfm (gasolina) / 22,4 kgfm (etanol)
Esse conjunto é combinado com transmissão manual de 6 marchas ou a moderna EDC de dupla embreagem, também com seis velocidades.
O desempenho é bastante satisfatório para um SUV compacto, com boas retomadas, comportamento dinâmico acertado e consumo eficiente. Mesmo assim, o impacto do aumento pesa mais sobre a versão de entrada, que perde o atrativo do preço competitivo.
Itens de Série e Tecnologia: O Que Justifica o Valor?
O Kardian já se destacava por oferecer uma lista generosa de equipamentos mesmo nas versões mais simples. A versão Evolution, por exemplo, já sai de fábrica com:

- Central multimídia com tela de 8”
- Android Auto e Apple CarPlay sem fio
- Ar-condicionado
- Direção elétrica
- Faróis em LED
- Rodas de liga leve aro 16”
- Sensores de estacionamento
- Controles de estabilidade e tração
- Assistente de partida em rampa
Nas versões mais caras, o nível de refinamento aumenta consideravelmente, incluindo recursos como painel digital, carregador de celular por indução, sistema de câmeras, frenagem automática de emergência, sensores 360°, bancos com acabamento premium e muito mais.
A versão topo de linha Première Edition reúne o melhor da tecnologia da marca, e mesmo com os R$ 145.990 do novo valor, ainda se posiciona abaixo de SUVs mais caros como T-Cross Highline, Pulse Abarth e HR-V Touring.
E o Futuro? Uma Versão Esportiva Está a Caminho?
Se o reajuste não caiu bem para os consumidores, a Renault parece ter um plano para recuperar o entusiasmo: há rumores fortes sobre o lançamento de uma versão esportiva do Kardian, batizada de Kardian R.S. 3.0.
Segundo fontes próximas ao desenvolvimento do modelo, essa variante deve usar o motor 1.3 Turbo da família HR13, o mesmo que equipa o Captur Turbo e a Mercedes GLA 200. As especificações esperadas são:
- 156 cv com gasolina
- 163 cv com etanol
- 25,5 kgfm de torque
Essa configuração daria ao Kardian uma proposta mais agressiva, podendo competir com versões mais apimentadas do Fiat Pulse e até com alguns SUVs médios de entrada.
A expectativa é que esse modelo venha com câmbio EDC de 6 marchas — mas há esperanças de uma versão manual para os puristas. Ainda não há data confirmada para o lançamento, mas o burburinho já é suficiente para reacender a curiosidade em torno do modelo.
Reajuste Justo ou Fora da Realidade?
O aumento de preços pode ser explicado por diversos fatores: inflação acumulada, alta dos custos de produção, variações cambiais e a própria estratégia da Renault de reposicionar o Kardian no mercado. Ao distanciar o modelo das versões de entrada, a marca talvez esteja mirando em uma faixa de consumidores mais exigente — que valoriza conteúdo tecnológico e conforto, mesmo pagando mais por isso.
No entanto, há um ponto de atenção: a faixa entre R$ 110 mil e R$ 145 mil está cheia de concorrentes fortes. Modelos como:
- Fiat Pulse (Drive e Audace Turbo)
- Volkswagen Nivus
- Chevrolet Tracker
- Nissan Kicks
- Hyundai Creta Comfort
- Citroën C3 Aircross
…todos brigam com o Kardian diretamente. E, em alguns casos, com preços até menores ou com versões promocionais mais agressivas.
Consumo e Desempenho: Como o Kardian se Sai?
Outro ponto a favor do Kardian é o equilíbrio entre desempenho e economia. O motor 1.0 turbo se mostra competente tanto na cidade quanto na estrada, oferecendo acelerações rápidas para um modelo de seu porte.
Segundo testes realizados por veículos especializados, o consumo médio é de:
- Etanol: cerca de 9,5 km/l na cidade / 11 km/l na estrada
- Gasolina: até 13,5 km/l na estrada
Esses números o colocam entre os SUVs compactos mais econômicos do país, sem abrir mão de torque e agilidade.
Vale a Pena Comprar o Renault Kardian Agora?
Depende. Se você busca um SUV compacto com design moderno, bom pacote de tecnologia e motor turbo eficiente, o Kardian continua sendo uma boa opção, mesmo com o aumento. Principalmente nas versões intermediárias, ele oferece um bom custo-benefício se comparado a concorrentes diretos.
Por outro lado, quem prioriza preço baixo e quer um SUV mais acessível, talvez deva olhar para o mercado de seminovos ou esperar por promoções — que não são raras no cenário atual.
A possível chegada da versão R.S. também pode mudar o jogo e empurrar os preços para cima ou gerar cortes promocionais nas versões atuais, como já vimos em outros modelos da Renault.

O Renault Kardian Mudou de Patamar?
Sim, e não necessariamente para pior. O aumento de preços, embora expressivo, reflete uma tentativa da Renault de reposicionar o Kardian como um SUV compacto mais sofisticado e tecnológico, mirando clientes dispostos a pagar mais por design, conectividade e segurança.
Aguardamos agora os próximos passos da marca — e, principalmente, o lançamento da tão esperada versão esportiva que pode colocar o Kardian em outro patamar no mercado brasileiro.
Resumo Rápido – Renault Kardian em Maio de 2025:
- Reajuste de até R$ 7 mil em todas as versões
- Motor 1.0 TCe Turbo com até 125 cv e câmbio manual ou EDC
- Versões recheadas de tecnologia, mesmo nas configurações de entrada
- Rumores de versão R.S. com motor 1.3 turbo e até 163 cv
- Entra na briga direta com Tracker, Pulse, Kicks, Nivus e companhia
