Este SUV Híbrido Vai Fazer Você Esquecer o Volvo XC60!
O Mitsubishi Outlander está de volta ao Brasil — e não veio para ser coadjuvante. Totalmente renovado, o SUV híbrido plug-in (PHEV) da marca japonesa estreia sua quarta geração com mudanças radicais no visual, na motorização, no comportamento dinâmico e, acima de tudo, na proposta de mercado.
A nova geração traz duas versões disponíveis: a HPE-S, por R$ 374.990, e a Signature, que sobe para R$ 389.990. Ambas chegam com o firme objetivo de desafiar nomes de peso como Volvo XC60, Toyota RAV4, Honda CR-V e o novo queridinho da eletrificação chinesa, o GWM Haval H6. Será que o Outlander tem fôlego para isso? A resposta pode surpreender.

Guia do Conteúdo
Experiência e Tradição Contam — E Muito
Apesar do barulho atual sobre SUVs eletrificados, a Mitsubishi não é novata nesse jogo. Lá em 2009, já colocava nas ruas o i-MIEV, um modelo 100% elétrico. E o próprio Outlander já teve uma versão PHEV por aqui anos atrás. O que muda agora é que a Mitsubishi resolveu elevar o nível. Literalmente.
Com uma plataforma compartilhada com o Renault-Nissan-Mitsubishi Alliance (a CMF-CD), o novo Outlander mede:
- 4,71 metros de comprimento
- 1,86 m de largura
- 1,74 m de altura
- 2,70 m de entre-eixos
Na prática, ele ficou maior em quase todos os sentidos se comparado ao Volvo XC60 — e isso, num segmento onde espaço e porte importam, é uma vantagem.
Motorização Triunfal: Combinação de Forças
O Mitsubishi Outlander PHEV une o melhor dos dois mundos: motor a combustão e motores elétricos. O conjunto é formado por:
- Motor 2.4 a gasolina: 137 cv e 20,9 kgfm
- Motor elétrico dianteiro: 116 cv e 20 kgfm
- Motor elétrico traseiro: 136 cv e 19,9 kgfm
Potência combinada: 252 cv e 45,9 kgfm de torque.
Com isso, o SUV oferece tração integral elétrica de verdade, distribuição inteligente de torque e aceleração progressiva. Não bate os números de potência bruta do GWM Haval H6 GT (393 cv) ou do XC60 T8 (462 cv), mas a entrega suave e o equilíbrio entre performance e conforto fazem jus à proposta premium.
Silêncio Que Impressiona
A bordo do Outlander PHEV, o silêncio domina. Isso graças ao uso de vidros laminados, materiais fonoabsorventes e à condução elétrica, que reduz drasticamente o ruído em baixas velocidades. A experiência se aproxima à de modelos de luxo.
Essa atmosfera tranquila é complementada pela suspensão bem calibrada, direção elétrica direta e um conforto de rodagem acima da média, mesmo com rodas de 20 polegadas e pneus largos (255/45).
Condução Com um Só Pé: Tecnologia em Ação
Como nos elétricos mais modernos, o novo Outlander PHEV permite condução com apenas o pedal do acelerador, aproveitando a frenagem regenerativa. A sensibilidade pode ser ajustada pelo motorista, o que também ajuda na economia dos freios convencionais.
Além disso, o modelo traz sete modos de condução, para diferentes tipos de terreno e clima:
- Normal
- Eco
- Tarmac (asfalto)
- Gravel (cascalho)
- Snow (neve)
- Mud (lama)
- Power – onde acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7,9 segundos.

Espaço Interno e Versatilidade: Até Sete Lugares
Um dos grandes trunfos do Outlander PHEV frente aos concorrentes é sua capacidade para até sete ocupantes, algo não oferecido por XC60, Haval H6, CR-V ou RAV4.
Apesar disso, é bom lembrar que a terceira fileira é mais adequada para crianças, tanto pelo espaço quanto pela dificuldade de acesso. Ainda assim, é um diferencial para famílias maiores.
Porta-malas:
- 637 litros com cinco ocupantes
- 284 litros com sete ocupantes
- Até 1.448 litros com bancos rebatidos
Tecnologia de Ponta a Bordo
O interior do Outlander PHEV não deixa dúvidas de que se trata de um SUV premium:
- Painel digital de 12,3″
- Central multimídia de 9″ com Android Auto e Apple CarPlay
- Head-Up Display de 10,8″
- Som Bose com 9 alto-falantes + subwoofer
- Ar-condicionado de 3 zonas
- Teto solar panorâmico
Todos esses recursos são de série nas versões HPE-S e Signature, elevando a experiência de conforto e conectividade para um novo patamar.
Segurança em Primeiro Lugar
Como esperado em um SUV de alto padrão, o Outlander PHEV vem com um robusto pacote de assistência à condução:
- Controle de cruzeiro adaptativo
- Frenagem autônoma de emergência (frente e ré)
- Alerta de ponto cego
- Alerta de atenção ao motorista
- Assistente de permanência em faixa
- Alerta de tráfego cruzado traseiro
- Sistema de mitigação de colisão frontal
Esse conjunto torna o Outlander um dos SUVs eletrificados mais seguros da categoria.
Autonomia e Recarga: Como Funciona?
A bateria de 20 kWh e 350V garante até 58 km em modo 100% elétrico, ideal para deslocamentos urbanos sem usar uma gota de combustível. No modo híbrido, a autonomia total chega a 680 km com o tanque de 56 litros.
O modelo oferece quatro modos de gerenciamento de energia:
- EV Mode – totalmente elétrico
- Normal Mode – alterna automaticamente entre os motores
- Save Mode – mantém a carga da bateria
- Charge Mode – recarrega a bateria com o motor a combustão
Recarga:
- Tomada portátil de 3,5 kW (inclusa): carga completa em 6h30
- Plugue tipo 2 europeu também compatível para carregadores públicos
Veredicto: Um Novo Padrão no Segmento Híbrido
O novo Mitsubishi Outlander PHEV eleva significativamente o patamar da marca no Brasil. Sua chegada representa não apenas um retorno — mas um renascimento do nome Outlander com uma proposta muito mais madura, refinada e tecnológica.
Ele pode não ser o mais potente da categoria, mas entrega um conjunto extremamente equilibrado, com:
- Design imponente
- Espaço para sete
- Conforto elevado
- Experiência silenciosa
- Tecnologia de ponta
- Capacidade real de rodar no modo elétrico

Frente aos seus concorrentes, o Outlander PHEV tem trunfos únicos. E mesmo custando um pouco mais que o GWM Haval H6, entrega um refinamento superior, mais espaço e a confiabilidade de uma marca com mais de 30 anos no Brasil.