A Fiat fez o improvável: Toro 2025 com novo motor surpreende e ameaça até a Rampage!

A Fiat acaba de causar um verdadeiro rebuliço no mercado automotivo nacional com a nova linha Toro 2025, agora equipada com um motor que promete elevar o patamar da picape intermediária mais vendida do Brasil. Com a chegada do 2.2 turbodiesel, o mesmo utilizado na sofisticada Ram Rampage, a Fiat Toro se aproxima perigosamente da prima rica — mas mantendo o custo-benefício que a consagrou. E mais: com desempenho melhorado, consumo mais eficiente e refinamentos que não passam despercebidos.

fiat toro azul na estrada
Foto: Divulgação

Novo motor, nova personalidade

A principal mudança da Fiat Toro 2025 está sob o capô. Sai o antigo motor 2.0 turbodiesel de 170 cv e entra o moderno 2.2 Multijet turbodiesel, que já equipa o Jeep Commander e a Ram Rampage. Com 200 cv de potência e 45,9 kgfm de torque, a diferença no desempenho é imediatamente perceptível.

A aceleração de 0 a 100 km/h caiu de 11,6 para apenas 9,6 segundos, e a velocidade máxima subiu de 193 km/h para 201 km/h. Na prática, o motorista sente uma picape mais “viva”, com respostas mais ágeis ao toque do acelerador. O novo conjunto também responde de forma mais imediata, mesmo em subidas ou com carga, graças ao ganho de 28% no torque.

Como ela se comporta na cidade e na estrada?

Apesar de estar mais potente, a Toro 2025 não ficou mais gastona. Pelo contrário. O novo motor, combinado ao câmbio automático de nove marchas da ZF, tornou a condução mais suave e eficiente.

O consumo urbano oficial informado pelo Inmetro é de 10,5 km/l, e na estrada chega a 13,6 km/l. Durante testes práticos, foram registrados 10 km/l na cidade e impressionantes 16,1 km/l em rodovias.

O motor trabalha com rotações mais baixas em velocidades de cruzeiro, o que ajuda no conforto acústico e na economia de combustível. A 120 km/h, por exemplo, o giro fica abaixo dos 2.000 rpm.

Câmbio e tração: mais inteligente e refinado

O câmbio automático de nove marchas foi recalibrado para casar perfeitamente com o novo propulsor. As trocas são suaves e praticamente imperceptíveis em uso normal, mas mostram agilidade em retomadas e ultrapassagens.

A tração continua sendo integral sob demanda, ou seja, entra em ação quando o sistema detecta perda de aderência nas rodas dianteiras. Mas agora, o motorista pode ativar manualmente a tração 4×4, o que amplia o controle em pisos escorregadios — algo que antes era exclusivo da Rampage.

A versão Ranch, topo de linha, ainda traz a função reduzida simulada, que utiliza a relação mais curta da primeira marcha para ampliar a força nas quatro rodas.

Suspensão e freios: preparados para mais potência

Para acompanhar a evolução do motor, a Toro também recebeu ajustes na suspensão. O conjunto agora filtra melhor as irregularidades do solo, mesmo em terrenos de terra ou paralelepípedo. A estabilidade em curvas permanece como ponto forte, algo que sempre destacou a Toro das picapes médias mais tradicionais.

Nos freios, a Fiat adotou os discos dianteiros maiores da Rampage, aumentando a segurança e a eficiência. Ainda assim, as rodas traseiras continuam com tambor — um ponto em que a Rampage leva vantagem com discos nas quatro rodas.

Picape de alma urbana, mas pronta para o campo

Construída sobre a plataforma monobloco Small Wide, a Toro 2025 mantém sua vocação urbana com ambição aventureira. Não é uma picape para trilhas pesadas, como uma Hilux ou S10, mas encara com competência estradas de terra, lama leve, areia de praia e outros desafios fora do asfalto.

fiat toro cinza
Foto: Divulgação

A capacidade de carga é de até 1 tonelada, com uma caçamba que comporta 937 litros, mais que suficiente para uso recreativo ou pequenas demandas profissionais.

Interior: conforto de SUV com toques de sofisticação

Na versão Ranch 2.2 turbodiesel, a Toro exibe acabamento mais refinado, incluindo bancos em couro marrom, painel com detalhes em imitação de madeira escura, e equipamentos dignos de SUVs premium.

Entre os destaques do pacote interno:

  • Ar-condicionado digital dual zone
  • Central multimídia de 10,1” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio
  • Câmera de ré
  • Painel digital de 7”
  • Carregador de celular por indução
  • Banco do motorista com regulagem elétrica
  • Faróis full LED com acendimento automático
  • Retrovisor eletrocrômico
  • Sensores de chuva, crepuscular, dianteiros e traseiros

O único ponto que deixa a desejar, comparado à Rampage, é o uso de plásticos rígidos no painel em vez de materiais mais nobres. Ainda assim, o nível de conforto e ergonomia é digno de elogios.

Nissan demite 20.000! Fábricas fechadas e crise à vista!

Segurança: pacote quase completo

A Fiat Toro 2025 vem com seis airbags, controles de estabilidade e tração, frenagem autônoma de emergência, alerta de mudança de faixa e acendimento automático do farol alto. Falta apenas um item importante: sensor de ponto cego, que já aparece em concorrentes diretos.

Mesmo assim, o pacote de segurança é sólido e atende bem às necessidades tanto no uso urbano quanto rodoviário.

Preço e custo-benefício: onde ela brilha

A versão Ranch 2.2 turbodiesel chega com preço a partir de R$ 224.990, o que a coloca entre a Rampage (mais cara) e as picapes médias tradicionais (como Hilux e Ranger).

Se considerarmos tudo o que a Toro entrega — motor potente, conforto de SUV, boa capacidade de carga e excelente economia —, é fácil perceber por que ela continua sendo uma das líderes de mercado no Brasil.

Além disso, a Fiat frequentemente oferece condições especiais para CNPJ e produtor rural, o que pode reduzir significativamente o preço final com isenção de impostos.

Toro 2025 se reinventa e incomoda até modelos maiores

A Fiat Toro 2025 com motor 2.2 turbodiesel não é só uma atualização mecânica. É um salto de categoria. Mais potente, econômica, refinada e tecnológica, ela se aproxima perigosamente da Rampage em desempenho e conforto — mas com preço bem mais acessível.

Para quem busca uma picape versátil, com cara de utilitário urbano, força de trabalho para o dia a dia e conforto para longas viagens, a Toro continua sendo uma das escolhas mais equilibradas do mercado. E agora, mais do que nunca, entrega um produto que justifica o sucesso de mais de 500 mil unidades vendidas desde 2016.

fiat toro cinza escuro
Foto: Divulgação

Se você estava esperando o momento certo para investir em uma picape que combina desempenho, estilo e inteligência — esse momento chegou. E tem nome: Fiat Toro Ranch 2.2 Turbo 2025.

Avalie esse artigo

Um jovem que está iniciando sua vida no mundo automobilístico, carregando uma enorme paixão sobre o assunto. Se formou no Ensino Médio e pretende se ingressar em uma faculdade. Um jovem que nos tempos vagos, se interessa em fazer atividades familiares e passar mais tempo com a família.
Posts relacionados
Notícias VW Tera 2026 tem ficha técnica completa revelada: motor, consumo e versões

A Volkswagen apresentou todos os detalhes técnicos do seu novo SUV compacto: o VW Tera…

Gabriel Schmoller
Notícias Fiat lança descontos de até R$ 26 mil para PCD: veja quais modelos estão mais baratos

A Fiat iniciou uma nova fase de sua campanha para o público PCD (Pessoas com…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Taos 2026 promete surpreender com visual renovado e mais tecnologia

O Volkswagen Taos 2026 foi finalmente revelado e chega “em breve” ao mercado brasileiro com…

Gabriel Schmoller
Notícias Toyota Yaris Cross pode ser o híbrido mais acessível do Brasil

O mercado automotivo brasileiro está prestes a ganhar um novo protagonista entre os SUVs compactos…

Gabriel Schmoller
Notícias O Toyota Yaris Cross vai mudar tudo: Descubra se vale esperar pelo SUV híbrido

A Toyota está prestes a dar um passo importante no mercado brasileiro com o lançamento…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário