Novo Tiguan Híbrido Chega ao Brasil em 2026: Consumo Impressionante de 27,7 km/l!

O Volkswagen Tiguan sempre teve uma trajetória oscilante no Brasil desde seu lançamento em 2009. No entanto, sua relevância global permaneceu sólida. Agora, com a nova geração já consolidada na Europa, a montadora se prepara para trazer uma versão completamente renovada para o Brasil. Mas atenção: o modelo que será lançado por aqui deriva do VW Tayron europeu, que embora tenha nome diferente no exterior, assumirá o nome Tiguan em nosso mercado.

O novo SUV médio da Volkswagen virá na configuração de sete lugares e, embora traga um pacote robusto de novidades, manterá a nomenclatura consagrada para facilitar o reconhecimento do público brasileiro. A produção será feita no México, o que garante a ele isenção de imposto de importação devido ao acordo de livre comércio com o Brasil — uma vantagem competitiva em relação a concorrentes diretos.

Volkswagen Tiguan cinza parado de lado.
Foto: Divulgação/ Volkswagen

Crescimento em dimensões e presença de sobra

Com a nova geração, o Tiguan/Tayron ficou maior. Agora, o modelo mede 4,79 metros de comprimento (8 cm a mais que o anterior), 1,85 metro de largura e 1,66 metro de altura. O entre-eixos permanece em 2,79 metros, o que proporciona bom espaço interno. O porta-malas, por sua vez, é outro destaque: 705 litros de capacidade quando a terceira fileira está rebatida, tornando o modelo uma excelente opção para famílias grandes e viagens longas.

As proporções ampliadas melhoram o conforto dos passageiros em todas as fileiras. O espaço interno foi otimizado para maior ergonomia e versatilidade. Os bancos traseiros oferecem ajustes de inclinação e podem ser configurados para diferentes usos, inclusive com apoio de braço e porta-copos no centro.

Design mais refinado e aerodinâmico

O design do novo Tiguan traz uma identidade moderna e global. A dianteira tem traços horizontais marcantes, com faróis afilados e integrados a uma grade iluminada. Na traseira, o conjunto óptico full LED conecta-se por uma barra luminosa, reforçando a sensação de largura. A silhueta é mais elegante e harmoniosa, mesmo com o aumento nas dimensões.

O visual foi pensado para unir sofisticação com apelo esportivo, sem deixar de lado a funcionalidade. A carroceria foi cuidadosamente desenhada para melhorar a aerodinâmica, o que colabora diretamente com a eficiência energética — algo especialmente importante em veículos híbridos.

Conjunto mecânico versátil e tecnológico

O grande destaque do novo Tiguan é a variedade de motorizações que oferece — embora para o Brasil a aposta esteja nas versões híbridas, especialmente a plug-in (PHEV). A configuração avaliada entrega 204 cv combinados entre motor a combustão e motor elétrico, com torque de 35,5 kgfm. A aceleração de 0 a 100 km/h acontece em apenas 8,6 segundos, garantindo desempenho competitivo para a categoria.

A transmissão é automatizada de dupla embreagem, com seis marchas na versão híbrida convencional e sete marchas na PHEV mais potente. A tração pode ser dianteira ou integral, dependendo da configuração escolhida, com uso do sistema 4Motion de sexta geração nas opções topo de linha.

Eficiência surpreendente no dia a dia

Se há um ponto em que o novo Tiguan se destaca de forma incontestável, é no consumo de combustível. No teste realizado, o modelo híbrido plug-in atingiu impressionantes 27,7 km/l, um número difícil de encontrar até mesmo em carros compactos. A autonomia elétrica, de até 126 km com uma carga, torna o SUV ideal para o uso urbano diário sem consumo de gasolina.

O carregamento da bateria pode ser feito tanto em corrente alternada (AC) quanto contínua (DC), com potências de até 11 kW e 50 kW, respectivamente. Na prática, isso significa que o Tiguan pode ser carregado em casa durante a noite ou em eletropostos rápidos no trajeto urbano.

Volkswagen Tiguan branco parado de lado.
Foto: Divulgação/ Volkswagen

Dirigibilidade e modos de condução

Além da economia, o Tiguan oferece uma experiência de condução sofisticada. A suspensão adaptativa DCC Pro permite ao carro ajustar o comportamento dinâmico em tempo real, com diferentes modos de condução: Eco, Conforto, Esportivo, Individual, Off-Road e Neve.

A direção elétrica é precisa e bem calibrada, com apenas duas voltas entre batentes, o que facilita manobras e dá mais agilidade. Os freios são potentes e progressivos, embora um pouco esponjosos na versão híbrida devido ao peso extra das baterias. A suavidade e silêncio a bordo também merecem destaque, com isolamento acústico eficaz mesmo em altas velocidades.

Interior tecnológico e sofisticado

Por dentro, o novo Tiguan impressiona. O painel adota uma arquitetura horizontal contínua, com central multimídia de até 15 polegadas (dependendo da versão) e quadro de instrumentos digital de 10,2 polegadas. A conectividade é completa: inclui comandos por voz, head-up display e integração com assistentes inteligentes — inclusive com o uso da inteligência artificial ChatGPT.

O acabamento interno é de alto nível, com materiais macios ao toque e montagem bem-feita. Apesar de não ser um modelo premium, o Tiguan entrega uma sensação de sofisticação compatível com modelos mais caros.

Outros destaques do interior incluem ar-condicionado digital de várias zonas, aquecimento e ventilação nos bancos dianteiros, carregador de celular por indução e duas bandejas para smartphones com carregamento sem fio. Há ainda porta-objetos bem distribuídos e ampla visibilidade ao redor.

Conforto para todos os passageiros

Na segunda fileira, o conforto é evidente. Os bancos são ajustáveis e permitem inclinação personalizada, algo raro até mesmo em SUVs maiores. Um pequeno porém fica por conta do túnel central alto, que atrapalha quem vai sentado no meio. Ainda assim, o espaço lateral compensa em parte essa limitação.

Há saídas de ar-condicionado exclusivas para a segunda fileira, e opcionalmente a Volkswagen oferece banco traseiro com aquecimento e até função de massagem — algo praticamente inédito nessa faixa de preço. A terceira fileira é mais indicada para crianças ou adultos em trajetos curtos, mas cumpre bem sua função quando necessário.

Equipamentos e segurança

No campo da segurança, o novo Tiguan chega bem servido. Entre os recursos, estão:

  • Frenagem autônoma de emergência
  • Assistente de permanência em faixa
  • Alerta de ponto cego
  • Controle de cruzeiro adaptativo
  • Câmeras com visão 360 graus
  • Sensor de fadiga
  • Monitoramento de tráfego traseiro
  • Faróis com comutação automática

Esses itens fazem parte de um pacote robusto de assistência ao condutor, elevando a segurança e o conforto ao dirigir.

Expectativas para o mercado brasileiro

A previsão é que o novo Tiguan chegue ao Brasil em 2026, já como modelo híbrido e com configuração de sete lugares. A expectativa da Volkswagen é reposicionar o modelo como uma alternativa mais moderna e eficiente frente a SUVs como Jeep Commander, Toyota SW4 e Caoa Chery Tiggo 8.

Mesmo que o preço ainda não tenha sido confirmado, é possível estimar que ficará na faixa dos R$ 260 mil a R$ 300 mil — o que o coloca no segmento de SUVs médios e grandes com motorização eletrificada.

Vale a pena vender o seu veículo no Feirão de carros usados?

Um SUV que vale ficar de olho

O novo Tiguan — ou Tayron, como é conhecido fora do Brasil — tem todas as credenciais para ser um dos lançamentos mais relevantes da Volkswagen nos próximos anos. Com visual moderno, motorização híbrida, autonomia elétrica generosa e um pacote completo de conforto e segurança, o SUV mostra que a marca está atenta às novas demandas do consumidor brasileiro.

Volkswagen Tiguan híbrida branca na diagonal.
Foto: Divulgação

A combinação de espaço, desempenho, tecnologia e eficiência energética coloca o modelo em uma posição de destaque no segmento. Se mantiver um preço competitivo, poderá não apenas retomar o prestígio da linha Tiguan no Brasil, como também estabelecer novos padrões para o segmento de SUVs médios com sete lugares.

Avalie esse artigo

Um jovem que está iniciando sua vida no mundo automobilístico, carregando uma enorme paixão sobre o assunto. Se formou no Ensino Médio e pretende se ingressar em uma faculdade. Um jovem que nos tempos vagos, se interessa em fazer atividades familiares e passar mais tempo com a família.
Posts relacionados
Notícias Toyota Yaris Cross desafia o VW T-Cross: veja quem é o melhor

A chegada do Toyota Yaris Cross ao mercado brasileiro promete agitar o segmento dos SUVs…

Gabriel Schmoller
Notícias Renault Boreal 2026 chega com preço agressivo para bater de frente com o Compass

A Renault apresenta oficialmente o Boreal 2026, seu novo SUV médio que promete disputar de…

Gabriel Schmoller
Notícias Volkswagen Tera High fica mais barato que Polo com oferta especial de outubro

O Volkswagen Tera, SUV compacto da marca alemã, chega ao mercado brasileiro com uma promoção…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Jetta GLI 2026 chegou nas lojas: confira seu preço irresistível

O Novo Jetta GLI 2026 finalmente chegou às concessionárias brasileiras, trazendo novidades que prometem atrair…

Gabriel Schmoller
Notícias Tudo que sabemos sobre o Toyota Yaris Cross até 14 de outubro: Novidades, preço, versões, ficha técnica, e consumo

O Toyota Yaris Cross é um dos lançamentos mais aguardados do ano, mas sua chegada…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário