Fiat Strada 2026: Você Não Vai Acreditar no Que Mudou!
A Fiat Strada 2026 acaba de chegar às concessionárias brasileiras e, mesmo sendo líder absoluta em vendas no segmento de picapes compactas, sua nova linha pode surpreender – e não da forma que muitos esperavam. Isso porque, diferente do que geralmente se espera de uma “nova linha”, a Fiat optou por manter praticamente tudo inalterado.
Visualmente, estruturalmente e mecanicamente, a Strada 2026 continua sendo a mesma conhecida – e adorada – de antes. Mas, se você acha que isso é um problema, talvez precise entender por que a Fiat não mexeu em time que está ganhando. Vamos mergulhar em todos os detalhes da nova linha e descobrir se ela ainda vale o investimento.

Guia do Conteúdo
O que há de “novo” na Strada 2026?
A resposta curta? Nada. A Fiat manteve intactos o visual, a motorização e a lista de equipamentos em todas as versões. Isso pode parecer uma decisão conservadora, mas, na verdade, revela confiança em um produto que domina com folga o mercado.
Tabela de Preços Atualizada da Strada 2026
Apesar da ausência de mudanças visuais e mecânicas, os preços foram atualizados. Confira quanto custa cada versão da nova linha:
Versão | Preço (linha 2026) |
---|---|
Endurance Cabine Plus 1.3 MT | R$ 111.990 |
Freedom Cabine Plus 1.3 MT | R$ 118.990 |
Freedom Cabine Dupla 1.3 MT | R$ 126.990 |
Volcano Cabine Dupla 1.3 MT | R$ 129.990 |
Volcano Cabine Dupla 1.3 CVT | R$ 135.990 |
Ranch Turbo 200 CVT | R$ 146.990 |
Ultra Turbo 200 CVT | R$ 146.990 |
Se o seu foco é custo-benefício, os modelos intermediários oferecem um bom equilíbrio entre preço, tecnologia e motorização.
Motores: Dois Tipos, Múltiplas Aplicações
A linha 2026 da Strada oferece duas opções de motorização, já conhecidas do público:
Motor 1.3 Firefly (versões Endurance, Freedom e Volcano)
- Potência: 107 cv (etanol) / 98 cv (gasolina)
- Torque: 13,6 kgfm (etanol) / 13,1 kgfm (gasolina)
- Transmissão: Manual de 5 marchas ou CVT com simulação de 7 velocidades
Esse motor é voltado para quem busca economia e confiabilidade no dia a dia. Ele entrega um desempenho razoável com excelente consumo de combustível.
Motor 1.0 Turbo 200 Flex (versões Ultra e Ranch)
- Potência: 130 cv (etanol) / 125 cv (gasolina)
- Torque: 20,4 kgfm (em ambos os combustíveis)
- Transmissão: CVT com simulação de 7 marchas
É a opção mais esportiva da linha, indicada para quem quer desempenho com mais agilidade nas retomadas e ultrapassagens.
Equipamentos: O Que Cada Versão Entrega?
Abaixo, um resumo prático do que as principais versões oferecem:
Endurance Cabine Plus
Versão de entrada, com foco no trabalho:
- Ar-condicionado
- Direção elétrica
- Controle de estabilidade
- Airbags duplos
- Suspensão elevada
- Rodas de aço
Freedom Cabine Plus e Dupla
Mais conforto, ideal para uso misto:
- Vidros e travas elétricas
- Retrovisores elétricos
- Capota marítima
- Sensor de pressão dos pneus
- Tomada USB
- Alarme antifurto

Volcano (MT e CVT)
Visual mais refinado e central multimídia:
- Faróis de LED
- Rodas de liga leve 16″
- Câmbio CVT opcional
- Comandos no volante
- Central multimídia com tela de 7″
- Barras no teto
Ultra Turbo 200 CVT
Mais esportividade e estilo exclusivo:
- Bancos em couro
- Ar digital automático
- Design exclusivo Ultra
- Carregador de celular por indução
- Paddle-shifters no volante
- Câmera de ré
Ranch Turbo 200 CVT
Toque premium com pegada country:
- Visual externo com acabamentos marrom
- Bancos em vinil premium
- Multimídia com moldura marrom
- Estribo lateral e skidplate
- Pneus de uso misto
Cores disponíveis
A Strada 2026 é oferecida nas seguintes tonalidades:
- Preto Vulcano (sólida – sem custo)
- Branco Banchisa (sólida – R$ 990)
- Vermelho Montecarlo (sólida – R$ 990)
- Cinza Silverstone (metálica – R$ 2.290)
- Prata Bari (metálica – R$ 2.290)
Por que a Fiat não atualizou a Strada?
Muita gente se pergunta: se é uma nova linha, por que não trazer mudanças?
A resposta está nos números de vendas. A Fiat Strada lidera o segmento de picapes compactas há anos. Sua proposta agrada tanto quem busca um veículo robusto para o trabalho, quanto quem quer uma picape com cara de SUV para uso urbano. Atualizações poderiam elevar o custo de produção e, consequentemente, o preço final – algo arriscado num cenário econômico instável.
Vale a pena comprar a Fiat Strada 2026?
Depende do seu perfil e do uso pretendido.
Pontos positivos
- Variedade de versões para diferentes públicos
- Excelente reputação no mercado
- Baixo custo de manutenção
- Boa revenda
- Conforto nas versões mais caras
- Segurança com controles eletrônicos de série
Pontos negativos
- Ausência de novidades reais na linha 2026
- Central multimídia poderia ser mais moderna
- Acabamento interno ainda simples em algumas versões
- Poucas opções com motor turbo
Comparativo: Strada vs. Concorrência
Mesmo com o tempo passando e a concorrência crescendo, a Fiat Strada segue competitiva frente a modelos como:
- Chevrolet Montana (mais moderna, mas mais cara)
- Renault Oroch (maior, porém mais beberrona)
- Volkswagen Saveiro (já sem o mesmo fôlego de antes)
A Strada ainda é referência por unir robustez, economia e custo acessível.

A mesmice que continua liderando
A Fiat Strada 2026 pode não ter recebido nenhuma mudança visível, mas ela se mantém como uma das opções mais sólidas e confiáveis para quem busca uma picape compacta no Brasil. Ao preservar suas virtudes e manter os preços relativamente competitivos, a Fiat acerta ao continuar apostando na fórmula que a colocou no topo.
Para quem quer um modelo testado, aprovado e com ampla rede de assistência, a Strada continua sendo uma compra segura. Mas para quem esperava um salto tecnológico ou de design, talvez seja hora de aguardar a próxima geração.