Esse sedã de R$ 120 mil vale a pena ou é cilada? Veja tudo aqui!
Em abril, a Fiat renovou o Cronos para a linha 2026. As mudanças externas são sutis, mas trazem um ar de carro europeu. A dianteira ganhou novo para-choque e grade tridimensional que atravessa os faróis, dando mais firmeza ao sedã.
Lateralmente, as novidades se resumem a rodas redesenhadas. Internamente, o acabamento escurecido no teto e painéis traz modernidade, porém reduz sensação de espaço. A central multimídia de 7 pol. manteve-se, mas virou espelhamento sem fio. No geral, o visual aprimorado, ainda que discreto, dá ao Cronos um aspecto mais elegante, porém não revoluciona o design.

Guia do Conteúdo
Equipamentos
A versão Drive 1.3 AT é a intermediária do modelo. Ela aposta no equilíbrio e custo menor que a top. Porém, com opcionais, seu preço atinge R$ 122.570 (preço de tabela). De fábrica, sem opcionais, custa R$ 116.490. Ela já inclui ar-condicionado digital, direção elétrica, volante de couro, faróis de LED, sistema multimídia com espelhamento sem fio, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros e modo Sport no câmbio CVT. Mas falta airbags laterais — exclusivos da versão mais cara. O pacote S‑Design (R$ 4.090) oferece rodas escuras, spoiler e frisos laterais, e a pintura Cinza Silverstone custa R$ 1.990.
Desempenho
O motor 1.3 8V aspirado continua inalterado, produzindo 107 cv com etanol e 98 cv com gasolina. Ele entrega direção suave e sem vibrações, diferente dos 1.0‑3‑cilindros. Equipado com câmbio CVT que simula sete marchas, é eficiente em uso urbano e listas baixas rotações em condições normais. No entanto, em retomadas — especialmente na estrada e com carro cheio — enfrenta dificuldades. O CVT, ao pisar fundo, eleva o motor a altas rotações, gerando ruído e sensação de esforço no propulsor. Para quem busca desempenho ou aceleração esportiva, o Cronos deixa a desejar. O controle de ruído é aceitável, mas qualquer vento forte ou imperfeição no piso gera incômodo. A direção é leve e ideal para cidade, mas carece de firmeza em rodovias.
Interior e ergonomia
O interior do Cronos mantém plástico rígido e superfícies simples — típico de sedãs básicos, embora revestido de couro no volante. Há apenas uma porta USB-A no banco traseiro, entrada P2 e um único porta-copos dianteiro. A central multimídia é moderna, mas a tela de apenas 7 pol. e os botões laterais limitam a usabilidade. O espaço interno acomoda bem dois adultos traseiros, mas três adultos podem ficar desconfortáveis, e há limitação para cadeirinhas infantis. O porta-malas de 525 litros é um dos pontos fortes, embora sua abertura estreita limite o carregamento de objetos grandes. No geral, o acabamento e a ergonomia estão adequados à faixa de preço, mas não impressionam.

Manutenção e proposta de uso
A proposta do Cronos Drive 1.3 AT prioriza confiabilidade e baixo custo de manutenção, atendendo bem profissionais por aplicativo, taxistas ou famílias que pretendem usar o carro por anos. Seu motor aspirado e câmbio CVT são conhecidos por durabilidade, e a simplicidade mecânica facilita revisões. No entanto, o rápido reajuste de preço, poucos meses após lançamento, eleva o sedã a patamares mais caros do que rivais bem equipados. Isso leva a comparações desfavoráveis com modelos que oferecem mais recursos e desempenho similar por preços semelhantes.
Comparação com rivais
Concorrentes como o Citroën C3 e C3 Aircross (versões turbo) e o Pulse Drive 1.3 AT (mesma base mecânica) apresentam mais equipamentos por menos preço. O Citroën Basalt Feel Turbo, por exemplo, tem motor 1.0 turbo de 130 cv e custa cerca de R$ 104.490 em promoções, oferecendo desempenho e espaço superiores. O Pulse Drive 1.3 AT, com motor igual ao do Cronos, traz airbags laterais — ausentes no Cronos Drive — e custa R$ 4.500 menos, sem contar benefícios em vendas diretas. Fora da Stellantis, os rivais HB20S e Onix Plus (próxima renovação em julho) oferecem tecnologia mais atual, bom desempenho e preços competitivos, criando uma situação desconfortável para o Cronos, por ficar mais limitado em conteúdo e preço.

Vale a pena comprar?
Se você busca um sedã confiável, econômico, com bom porta-malas, e pretende usá-lo por muitos anos, a versão Drive 1.3 AT pode atender bem — especialmente se encontrar desconto direto na fábrica. Sua simplicidade mecânica e manutenção são pontos fortes. Contudo, o custo próximo aos R$ 120 mil torna difícil justificar o investimento diante de concorrentes mais modernos, equipados e potentes. Ao considerar espaço, desempenho e segurança, opções como Pulse 1.3 AT, Citroën turbo, HB20S ou o renovado Onix Plus podem entregar mais por menos. O Cronos só vale mesmo se você priorizar robustez mecânica e uma dirigibilidade sem surpresas, mesmo que abrindo mão de recursos mais atuais.
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