Carros elétricos com carregadores sem fio? A Volvo já está testando
Com as inovações surgindo a cada dia, não é de se surpreender com possíveis carros voadores como noticiamos há alguns dias. Automóveis cada vez mais tecnológicos estão surgindo a cada minuto. E nesta onda a nova geração são os carros elétricos. Um hype que está tomando conta de todo o mundo.
Esta nova funcionalidade parece estar agradando os consumidores, os fabricantes e também o planeta. Visto que o modelo não prejudica o meio ambiente. E é extremamente funcional.
Desta forma, inovações voltadas para aumentar o desempenho e conforto destes novos modelos são sempre lançadas. E pensando neste novo mercado a Sueca Volvo que sair na frente e lançar um carregador por indução para seus modelos elétricos.
A Volvo está construindo um carregador indutivo na Suécia que pode mudar completamente a forma como os carros elétricos são usados. Na prática, o carregador ficará localizado diretamente no asfalto e o veículo terá seu próprio receptor de energia sem fio.
No episódio de hoje do Bom Dia Califórnia, programa que fala sobre as novidades tecnológicas, o chefe do desenvolvimento da montadora citou que a Volvo busca inovações para este novo item.
Guia do Conteúdo
Mas como funciona o carregador por indução?

Em um carregador com fio padrão, a energia flui da tomada para o carregador e do carregador para o veículo. Há um transformador dentro do sistema elétrico do carro que reduz a tensão recebida e a estabiliza em uma quantidade compatível com a bateria do equipamento.
Em um carregador indutivo, a função de converter a tensão para uma tensão compatível com o carregamento da bateria do carro é desempenhada pela base. Quando duas partes entram em contato (base e unidade), essa energia é transferida de um objeto para o outro devido à indução eletromagnética.
Em teoria os veículos iriam rodar normalmente e o contato direto do carro com o asfalto seria o suficiente para recarregar as baterias do modelo. Mas como nem tudo são flores, o maior problema enfrentado pela montadora será como o asfalto serviria de base para tal carregamento.
Visto que em carregadores por indução de celular, o contato é necessário 100% do tempo até a carga completa. E no caso do veículo passando por cima do asfalto a marca precisa resolver esta questão antes de mais nada.
Quer ficar por dentro de tudo que se passa no mundo dos motores? Acesse o Agora Motor e fique por dentro das principais notícias.
